Globo faz parceria com instituto de matemática para avançar motores de recomendação

Iniciativa usou base de dados de filmes e séries para criar algoritmos de machine learning. Parceria com IMPA busca impulsionar Globo como mediatech

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8:15 am - 04 de agosto de 2022
Imagem: Shutterstock

A Globo firmou uma parceria com o Centro Pi, o Centro de Projetos e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com foco em melhorar seus sistemas de recomendação. A iniciativa, diz a Globo, integra suas estratégias de evoluir a empresa como uma mediatech, cobrindo também o desenvolvimento de projetos com importantes institutos de pesquisa.

O trabalho com o Centro Pi tem como objetivo a extração automática e o enriquecimento de metadados a partir de modelos de inteligência artificial. A Globo providencia os dados, no caso mais de 1,5 milhão de filmes e séries, e os pesquisadores da instituição trabalham no enriquecimento desses dados, compilando e agregando múltiplas bases de metadados para construir o sistema.

Com base nessa vastidão de informações, o grupo desenvolveu algoritmos de machine learning a fim de extrair palavras-chaves capazes de caracterizar cada um dos títulos de maneira acurada e extensiva. Para que fosse possível relacionar conteúdos com mais precisão, as palavras-chave foram distribuídas em diferentes categorias, como gênero, temas, estrutura técnica, pessoas envolvidas, lugares retratados, entre outros. Assim, como aplicação dessas descrições, a equipe do Centro Pi criou métodos de recomendação de títulos a partir de palavras-chave e outras informações técnicas disponíveis.

“Nosso objetivo, em primeiro lugar, era extrair um entendimento profundo de uma imensa quantidade de informações e, a partir disso, fazer um sistema de recomendação consistente e interpretável que gerará valor ao público consumidor da Globo”, comenta Paulo Orenstein, pesquisador do IMPA.

Para Carlos Octávio Queiroz, diretor de Estratégia Corporativa e Arquitetura da Globo, o projeto com o Centro Pi representa uma importante evolução para os desafios de negócio da companhia. “Ter uma base ampla de metadados de conteúdos é fundamental para nosso negócio, e poder incrementar essa base por meio da extração automática é um grande avanço. Além disso, estabelecer parcerias com centros de pesquisa relevantes, como é o caso do IMPA, acelera o desenvolvimento e traz muito valor às nossas soluções baseadas em dados”, declara o executivo.

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