Gigantes de tecnologia assinam carta contra lei da União Europeia para neutralidade da rede

Author Photo
10:39 am - 26 de outubro de 2015
Gigantes de tecnologia assinam carta contra lei da União Europeia para neutralidade da rede
A nova legislação europeia, que ameaça a neutralidade da rede e será definida amanhã (27/10), vai promover regras que, segundo o Parlamento  Europeu, protegerá a neutralidade da internet. Mas, segundo uma especialista jurídica especializada no tema, a ideia é totalmente oposta.

A professora de direito de Stanford Barbara van Schewick, que também é diretora do Centro de Stanford para Internet e Sociedade, recolheu assinaturas de um grande grupo de gigantes de tecnologia e investidores para redigir uma carta aberta que será enviada aos legisladores da União Europeia ainda hoje (26/10).

Os signatários incluem grandes investidores como Union Square Ventures, Felix Capital, Etsy, EyeEm, Foursquare, Kickstarter, Meetup, Netflix, Sunstone Capital, Earlybird Ventures, SoundCloud e Vimeo.

A proposta que será enviada ao Parlamento contém grandes desafios que prejudicam a neutralidade da rede e ameaçam minar a indústria de tecnologia da UE, dando aos provedores de serviço de internet (ISPs, na sigla em inglês) enormes poderes: como conteúdos escolhidos por eles; discriminação baseada em classe determinada unicamente por ISPs; e gestão de congestionamentos iminente.

Até o momento, alguns membros do Parlamento da União Europeia propuseram alterações-chave que querem resolver os problemas.  

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.