Gestor deve tomar decisões como se fosse um cientista

Sem indicadores e estratégia de ação com base neles, gestão de uma organização pode ser sabotada pelo achismo

Author Photo
7:00 pm - 02 de julho de 2021
dados, ciência, cientista

Fórmulas e modelos traçados são caminhos que nunca vão se encaixar perfeitamente no seu negócio, como se fosse uma receita pronta de bolo. Acredito que isso simplesmente não exista. Mas há uma prerrogativa essencial para atingir o sucesso: a habilidade de usar os dados de maneira analítica e pensar no negócio como um cientista. Sem analisar os seus indicadores e montar uma estratégia de ação com base neles, a gestão de uma organização pode ser sabotada pelo simples achismo.

De maneira mais ampla, os dados são a base de todo o conhecimento, fonte para a interpretação do mundo e uma das partes mais importantes de nossas vidas, impactando diretamente o nosso dia a dia. Eles são usados, por exemplo, para evoluirmos nos estudos, trabalharmos e até para fazer compras. Sem eles também não haveria pesquisa científica, medicina e muitas outras coisas, assim como a o processo de tomada de decisão seria muito mais inconsistente em todas as áreas.

É o que pode acontecer quando um médico sem preparo tenta adivinhar um diagnóstico por meio de evidências superficiais. A consequência muitas vezes pode ser a prescrição de um tratamento equivocado. Já o bom profissional irá solicitar exames e analisar os resultados para definir a orientação terapêutica adequada para o quadro do paciente.

Nos negócios, os indicadores funcionam de forma parecida. Mas quais seriam os principais dados dos negócios? Um ponto em comum de todas as empresas são os clientes. Eles compartilham informações essenciais sobre o seu comportamento que devem ser analisadas para que o gestor descubra oportunidades e falhas em suas operações. Dados ainda são fundamentais para a redução de custos, o monitoramento de produtividade e a melhoria nos processos. Por meio desses indicativos, a opinião e visão pessoal de cada um dá lugar a um mundo de possibilidades efetivas.

Como usar dados na empresa

Todos os indicadores que o gestor precisa devem considerar o seu negócio especificamente e os desafios associados à organização. Essas informações estão atreladas a vendas, marketing, finanças, operação e produtividade. Isso pode até parecer meio óbvio para alguns, mas a análise de dados abre os caminhos para a tomada de decisões dentro de um nível de compreensão impossível de outra forma, incluindo a capacidade de relacionar o passado com o presente para prever o futuro.

Sem mensurar corretamente os indicativos certos de uma empresa, talvez o gestor nem perceba que a companhia possa estar se tornando mais ou menos eficiente. E um bom desempenho para uma organização também pode ser bem diferente da expectativa de outra empresa com variáveis de mercado e modelo de negócio distinto.

Ignorar os números essenciais para uma operação expõem as empresas a riscos indesejados e desnecessários, que, com a análise de dados, poderiam ter sido previstos e remediados antes de se tornarem uma ameaça. Além dos riscos inerentes ao negócio, isso evitaria que muitas companhias líderes em seus segmentos em décadas anteriores tivessem sucumbido diante da chegada de novas tecnologias, tendências e hábitos de consumo.

Em outras palavras, levar a sério seus indicadores pode levar sua empresa a ser uma próxima Apple ou Netflix. Subestimá-los irá fazer de você uma futura Blockbuster.

* Braulio Lalau de Carvalho é CEO da MXT

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.