Gestão de fornecedores: a chave para parcerias produtivas

O gerenciamento de fornecedores ajuda as organizações a levar os relacionamentos com fornecedores para uma parceria colaborativa

Author Photo
9:07 am - 18 de julho de 2022
L'Oréal compra Gjosa

O gerenciamento de fornecedores ajuda as organizações a levar os relacionamentos com fornecedores terceirizados de uma transação comercial passiva para uma parceria colaborativa proativa. Embora trabalhar com fornecedores de TI possa ajudar a aliviar a carga sobre a TI, também levanta preocupações, especialmente em relação a dados, riscos e segurança. Uma estratégia sólida de gestão de fornecedores de TI pode ajudar as organizações a determinar qual fornecedor melhor atende às necessidades da empresa, tendo em mente recursos relevantes, preço, disponibilidade, risco e segurança e regulamentos de conformidade.
Como a maioria das organizações depende de vários fornecedores terceirizados, as complexidades aumentam e o malabarismo de muitos relacionamentos com fornecedores pode sobrecarregar rapidamente um departamento de TI já ocupado. Além disso, para garantir o melhor serviço, as empresas devem evitar cair em uma armadilha em que ficam com os fornecedores atuais por facilidade e conveniência, especialmente se o serviço, preço ou recursos não forem exatamente o que a empresa está procurando.

Em vez disso, estabelecer uma prática dedicada de gerenciamento de fornecedores pode ajudar a manter sua organização e seus fornecedores na tarefa após a assinatura do contrato inicial e ajudar a estabelecer processos para avaliar continuamente o desempenho do fornecedor para garantir que o relacionamento permaneça benéfico. Construir relacionamentos fortes com os fornecedores cria fidelidade e confiabilidade na cadeia de suprimentos e pode ajudar as empresas a garantir que estão entregando os melhores produtos e serviços possíveis.

Benefícios da gestão de fornecedores

Se não forem gerenciadas, as parcerias com fornecedores podem ficar para trás rapidamente. Mas, ao estabelecer uma pessoa de ponta que esteja focada em gerenciar esse relacionamento com o fornecedor, uma parceria forte e dinâmica pode ser formada. Construir esse relacionamento e base é um dos principais objetivos e benefícios da gestão de fornecedores. Estabelecer e manter as melhores práticas de gerenciamento de fornecedores pode ajudar a economizar dinheiro, tempo e recursos da empresa.

Outros benefícios de um processo eficaz de gerenciamento de fornecedores incluem o seguinte:

Criar mais opções para sua organização e encontrar melhores opções para criar uma estratégia de fornecedor que melhor se adapte ao orçamento e às necessidades da empresa.
Escolher entre vários fornecedores pode criar guerras de lances, dando à sua empresa melhores taxas e preços.
Construir relacionamentos mais fortes com fornecedores melhora a colaboração e a comunicação ao implementar recursos de tecnologia ou terceirização.
A gestão de fornecedores pode oferecer melhor suporte à governança de TI, ajudando as organizações a manter um olhar atento sobre a conformidade e o gerenciamento de riscos.
Com um forte relacionamento com o fornecedor, as empresas podem identificar rapidamente quaisquer problemas do fornecedor antes que se tornem um problema maior.
A gestão de fornecedores permite que sua organização permaneça proativa em vez de reativa, mantendo-se no topo do desempenho e da eficiência do fornecedor.

Habilidades e responsabilidades da gestão de fornecedores

O gerenciamento bem-sucedido de fornecedores de TI requer uma base sólida de conhecimento técnico. Os gerentes de fornecedores de TI devem entender as complexidades de cada tecnologia, processo, software ou ferramenta terceirizada. Mas também é uma função que requer fortes habilidades sociais para se comunicar com os fornecedores e manter esses relacionamentos.

O papel da gestão de fornecedores varia de acordo com a organização, dependendo de quais produtos e serviços ela cria. Mas, para cada empresa, o gerenciamento de fornecedores requer pesquisa, comunicação e decisão sobre um fornecedor específico para atender às necessidades organizacionais. Você pode ter que renegociar contratos, encontrar os melhores negócios, fornecer comparações entre produtos para a liderança executiva, gerenciar relacionamentos de longo prazo com contatos de fornecedores e ficar de olho em como os relacionamentos evoluem.

Embora o papel do gerenciamento de fornecedores possa estar sob o domínio dos gerentes de TI ou gerentes de operações de TI, as empresas que trabalham com uma ampla gama de fornecedores geralmente dão um passo extra para criar um escritório de gerenciamento de fornecedores de TI (Vendor Management Office – VMO) para supervisionar todos os relacionamentos com fornecedores. Esse departamento ajuda a orientar a organização desde a criação da RFP até a implementação final e ajuda os líderes de TI a manterem-se atualizados sobre os relacionamentos com os fornecedores com avaliações regulares de desempenho.

Algumas empresas podem não precisar de um departamento inteiro para gerenciamento de fornecedores, mas ainda querem uma função interna dedicada para gerenciamento de fornecedores. Ao contratar uma ou duas pessoas focadas exclusivamente no gerenciamento de relacionamentos com fornecedores, as empresas podem garantir que estão obtendo os melhores negócios, trabalhando com os fornecedores certos e mantendo-se atualizados com a tecnologia mais recente. Também evita que o gerenciamento de fornecedores caia no esquecimento, permitindo que os contratos expirem ou os relacionamentos se esgotem.

Software de gestão de fornecedores

Ferramentas e softwares de gerenciamento de fornecedores estão disponíveis para ajudar as organizações a gerenciar vários relacionamentos com fornecedores de uma só vez. Essas ferramentas podem ajudar os líderes de TI e gerentes de fornecedores a fazer anotações sobre diferentes produtos, custos, serviços e detalhes de contratos.

As ferramentas e o software de gerenciamento de fornecedores de TI podem ser úteis para algo tão simples quanto acompanhar as informações de contato do fornecedor, números de telefone e endereços de e-mail. Outras ferramentas podem chegar a entregar relatórios detalhados sobre a análise de custo-benefício de determinados contratos. Eles também são úteis para a fase de pesquisa, pois muitos também oferecem avaliações e classificações de fornecedores ou até oferecem listas de fornecedores preferidos.

De acordo com a Capterra, as ferramentas de software de gerenciamento de fornecedores mais populares e conhecidas incluem:

A1 Tracker
C1Risk
Contractor Compliance
Digital Purchase Order
Gatekeeper
OurRecords
PayEm
Precoro
Promena e-Sourcing
ProcurementExpress.com
Proqura
SimpleVMS
Tandem Software
Tikkit
Torii

Descrição do trabalho de gerenciamento de fornecedores

Os trabalhos de gerenciamento de fornecedores incluem funções como gerente de fornecedores de TI, gerente de fornecedores de recrutamento, gerente de projetos de TI, gerente de projetos técnicos de TI e proprietário de relacionamento comercial do fornecedor, entre outros. O gerenciamento de fornecedores também é um conjunto de habilidades frequentemente necessário para funções como gerente de TI e gerente de operações de TI.

Embora a descrição do trabalho para funções de gerenciamento de fornecedores varie dependendo da função e da empresa, existem algumas expectativas gerais para as quais você pode se preparar. Os trabalhos de gerenciamento de fornecedores geralmente exigem o seguinte:

Pesquisa de fornecedores e gerenciamento de relacionamentos com fornecedores
Habilidade de negociação e comunicação
Capacidade de trabalhar com parceiros e fornecedores externos
Compreensão de como alinhar as necessidades de entrega de serviços com as metas de negócios
Disposição para trabalhar contra KPIs
Capacidade de alterar ou desenvolver novos processos para gerenciar fornecedores
Executar contratos e navegar em renovações de contratos
Manter a conformidade com os termos e condições

Salário de gestão de fornecedores

O salário médio de um gerente de fornecedores de TI é de US$ 130.183 por ano, de acordo com dados coletados pela PayScale. Os salários informados variam de $ 51.000 a $ 147.000 por ano, com um bônus anual médio de $ 15.484.

Certificações de gestão de fornecedores

Existem certificações que você pode obter para validar seu conhecimento sobre a gestão de de fornecedores, incluindo certificações especificamente focadas em avaliação de risco, gerenciamento de contratos e gerenciamento de relacionamento.

As certificações disponíveis incluem:

Certified Third Party Risk Assessor (CTPRA)
Certified Third Party Risk Professional (CTPRP)
Compliance Education Institute: Vendor Management Certification (CRVPM)
International Association for Contract & Commercial Management (IACCM)
Supplier Relationship Management (SRM) Certification
Supplier Relationship Management (SRM) Certification Program

Educação e treinamento em gestão de fornecedores

Há uma grande variedade de cursos disponíveis, tanto on-line quanto presenciais, que você pode fazer para desenvolver ou aprimorar habilidades de gerenciamento de fornecedores de TI, incluindo:

Global Knowledge Vendor Management Training course
International Associate of Information Technology Asset Managers (IAITAM) Vendor Management Advanced Study course
International Computer Negotiations (ICN) Cloud contracting course
International Computer Negotiations (ICN) IT contracting boot camp
PM College Vendor Relationship Management course
The Training Associates (TTA) Vendor Management training

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.