Gerenciar senhas é um grande problema para empresas pequenas

Estudo indica que empresas com menos de 1.000 funcionários chegam a reutilizar senhas até 14 vezes.

Author Photo
5:13 pm - 10 de outubro de 2019

O ‘3º Relatório Anual Global de Segurança de Senhas‘ do LastPass by LogMeIn traz dados expressivos. O estudo traz informações sobre o comportamento de funcionários com as senhas; também, sobre tendências nas áreas de gerenciamento de identidade e acesso de empresas ao redor do mundo.

Foi constatado que mais empresas estão investindo em medidas de segurança como a autenticação multifatorial (MFA). Por outro lado, funcionários seguem com hábitos de senha considerados ruins, o que enfraquece a postura geral de segurança das empresas.

O estudo ainda cita que 80% das violações relacionadas a hackers estão ligadas a credenciais roubadas e reutilizadas.

“Proteger o acesso dos funcionários nunca foi tão importante e, infelizmente, vemos que a maioria das empresas ignoram completamente a segurança de senhas”, cita Gerald Beuchelt, Diretor de Segurança da Informação da LogMeIn.

No caso das que incluem medidas do tipo nos processos, as senhas não são tratadas como prioridade, afirma o executivo.

Pequenas empresas em foco

De acordo com o estudo, funcionários de pequenas empresas são um destaque. Na maioria das empresas, os funcionários reutilizam cada uma das senhas, em média, 13 vezes.

Empresas com menos de 1.000 funcionários chegam a reutilizar senhas de 10 a 14 vezes, em comparação a apenas quatro senhas reutilizadas em grandes organizações.

O relatório ainda aponta que funcionários de grandes corporações têm, em média, 25 senhas para gerenciar; em pequenas empresas, o volume é de 85 senhas.

Com mais disponibilidade de recursos e conscientização das regulamentações, empresas maiores têm a possibilidade de mais soluções de Logon Único (SSO). Mas o levantamento também diz que menos de 50% de todas as empresas utilizam soluções de SSO.

É apontado que 57% das empresas do mundo têm funcionários que utilizam autenticação multifatorial, um aumento de 12% em relação ao mesmo estudo do ano passado.

Nas maiores organizações, 87% dos funcionários são beneficiados pela tecnologia; em companhias de 500 a 1.000 funcionários, o número cai para 44%. Já em organizações menores, o volume representado é de 27%.

Isto, claro, leva em consideração prioridades competitivas de TI, mas o relatório indica que “todas as empresas são capazes encontrar uma solução de MFA que atenda às suas necessidades.”

Setores e senhas

No relatório, é apontado ainda que funcionários das agências de mídia/publicidade gerenciam cerca de 97 senhas. Funcionários do governo têm 54, por sua vez.

O setor de mídia e publicidade reutiliza, em média, 22 senhas, contra apenas nove de setores sem fins lucrativos e varejo.

A autenticação multifatorial corresponde a 20% da utilização dos funcionários dos setores de seguros e jurídicos. Em comparação com setores de tecnologia e software, o volume sobe para 37%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.