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Gastos do consumidor em jogos transmitidos pela nuvem devem crescer 50%

De acordo com o relatório desenvolvido pela Data.ai em parceria com o IDC, os gastos dos consumidores em jogos móveis atingirão a marca de US$ 108 bilhões até 2023. Além disso, há uma crescente adoção dos jogos transmitidos pela nuvem (CSG), uma área de crescimento chave na indústria. O IDC projeta um crescimento de 50% nos gastos do consumidor em CSG, chegando a US$ 3,8 bilhões globalmente em 2023.

O Relatório de Destaque de Jogos de 2023 mostra que o cenário competitivo está se tornando mais desafiador devido às atualizações nas regulamentações de privacidade e à crescente competição, o que exige das empresas a capacidade de antecipar as tendências, otimizar suas estratégias de aquisição e monetização, e permanecer à frente da concorrência.

O relatório projeta que 55% do total de gastos globais da indústria de games serão em jogos móveis, atingindo a marca de US$ 108 bilhões até 2023. Os consoles domésticos e os PCs/Mac devem registrar, respectivamente, US$ 43 bilhões e US$ 40 bilhões. Enquanto os consoles portáteis, notadamente o Nintendo Switch Lite e o Steam Deck da Valve, preveem gerar menos de US$ 3 bilhões em despesas.

Quando consideramos os gastos relacionados a jogos em dispositivos móveis, consoles domésticos e PC/Mac, o relatório observa que as variações em relação ao ano anterior foram moderadas, mantendo-se abaixo de 5%; enquanto os gastos em jogos móveis diminuíram em 2%.

Segundo o Data.ai, a queda de gastos em jogos móveis está associada às medidas mais rigorosas de transparência na rastreabilidade de aplicativos (ATT) e à identificação digital, aliadas às regulamentações mais restritas sobre o uso de dispositivos móveis por parte de adolescentes na China.

Leia mais: Google: “É preciso pensar nos estúdios de games como se fossem startups”

Ao longo do último ano, foi nos consoles portáteis que ocorreu a mudança mais marcante nos gastos, com uma queda acentuada de 20% devido ao interesse em declínio pelo Switch Lite. Por outro lado, impulsionado pela procura substancial do PS5 e do Xbox Series S|X, os gastos com consoles domésticos experimentaram um aumento de 3%. Da mesma forma, antecipa-se um crescimento de 4% nos gastos com jogos em PC/Mac, resultado das receitas geradas por modelos de assinatura.

Uma das principais ênfases do relatório é o notável aumento na adoção dos jogos transmitidos pela nuvem (CSG), com uma previsão de crescimento de 50% nos gastos do consumidor nessa área. Espera-se que esses gastos alcancem a marca de US$ 3,8 bilhões em todas as plataformas em escala global até o ano de 2023. Esse crescimento corresponde a aproximadamente 60 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.

Dispositivos móveis têm forte influência no mercado de jogos em nuvem, com metade dos Usuários Ativos Mensais (MAUs) usando esses dispositivos. Prevê-se que smartphones e tablets representem 26% das horas de jogo via nuvem, especialmente em mercados em desenvolvimento.

As vendas de consoles portáteis, principalmente o Nintendo Switch Lite, estão diminuindo, mas há interesse crescente no Valve Steam Deck e similares. O Switch Lite vendeu mais de 21 milhões de unidades até Q1 2023. A Valve enviou quase 2 milhões de Steam Decks até o fim do mesmo período.

Os jogos móveis continuam diversificados, com quatro jogos destacando a importância da propriedade intelectual, conexões com eventos reais e estratégias de monetização eficazes no primeiro semestre de 2023: Star Rail, Royal Match e FIFA Soccer.

A transparência no rastreamento de aplicativos (ATT) não parece ser a principal causa do declínio no sentimento em relação a anúncios móveis, com o declínio nos dados de segmentação afetando mais a monetização do que a experiência do usuário. O relatório também destaca que anúncios são vitais para monetização dos jogos móveis, apesar do declínio no sentimento do consumidor sobre anúncios rastreados.

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