Gastos de empresas com desenvolvimento de aplicações móveis continuam baixos

Author Photo
10:14 am - 29 de junho de 2016
Gastos de empresas com desenvolvimento de aplicações móveis continuam baixos

A maioria (42%) das empresas pretende aumentar em 31% os investimentos no desenvolvimento de aplicações móveis em 2016, de acordo com recente levantamento realizado pelo Gartner. Apesar disso, a proporção média do orçamento alocado para mobile nos gastos gerais de desenvolvimento para aplicações é de apenas 10% – uma queda de 2% com relação a 2015.

A pesquisa foi realizada com organizações dos Estados Unidos, EMEA, América Latina, e Ásia-Pacífico, com o intuito de entender as ações de empresas em torno do desenvolvimento de apps móveis, tanto no campo B2B quanto no B2C.

De acordo com Adrian Leow, principal analista de pesquisas do Gartner, a demanda por aplicações móveis em empresas está crescendo, mas a urgência para escalar o desenvolvimento nesse sentido ainda não parece ser prioridade para a maioria das organizações.

“Isso precisa mudar”, sintetiza. “Especialmente se considerar que funcionários, muitas vezes, possuem autonomia para escolher dispositivos, aplicativos e até mesmo processos para completar uma tarefa. Isso coloca uma quantidade crescente de pressão sobre a TI para desenvolver uma variedade maior de aplicativos móveis em prazos mais curtos.”

A pesquisa aponta que a maioria das empresas que estão desenvolvendo aplicativos móveis está focada na criação de apps personalizados em vez de personalização configuráveis ou modelos prontos. 

O Gartner acredita que, dado que a maioria das equipes usam desenvolvimento de aplicativos personalizados para todos as suas criações, aplicar isso ao ambiente móvel é um comportamento natural.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.