Gartner: serão vendidos 6 milhões de carros elétricos em 2022

Author Photo
3:22 pm - 27 de janeiro de 2022
carro elétrico

O número de carros elétricos entregues para os consumidores no mundo deve crescer quase 35% em 2022, chegando a mais de 6 milhões de unidades (foram 4,47 milhões em 2021). O crescimento expressivo também encontrará reflexo no número de ônibus (+19,8%), vans (+45,8%) e até caminhões pesados (+49,4%). A projeção foi divulgada nessa quinta (27) pelo Gartner.

Segundo essa previsão, os automóveis serão 95% do total de veículos elétricos entregues pelas fabricantes. O crescimento expressivo é em parte motivado pelo compromisso da indústria em renovar a matriz energética no segmento de mobilidade, diz a consultoria.

“Na COP26, que aconteceu em novembro de 2021, o Conselho Zero Emission Vehicle Transition concordou que os fabricantes de veículos se comprometeriam a vender apenas veículos de emissão zero até 2040, pressionando o setor automotivo a se preparar para a descarbonização no transporte”, diz em comunicado Jonathan Davenport, diretor
de pesquisa do Gartner. “Carros elétricos são uma importante tecnologia para ajudar a reduzir a emissão de gases CO² do setor de transporte.”

Segundo Davenport, os números poderiam ser ainda melhores, uma vez que a escassez global de chips afetou drasticamente a produção de veículos elétricos durante 2021. Além disso, esses veículos ainda são caros se comparados aos tradicionais, movidos por motores à combustão. Reduzir preços, aumentar o número de modelos disponíveis e criar formas de reciclar as baterias são desafios.

“Além disso, uma questão importante que deve ser abordada é a falta de disponibilidade de carregamento rápido para carregamento doméstico e público”, diz Davenport. “Os provedores de serviços públicos precisarão aumentar investimentos em infraestrutura de rede inteligente para lidar com o crescente consumo de eletricidade.”

China na liderança

Com a China exigindo que os veículos elétricos representem 40% dos vendidos até 2030, o Gartner estima que o país será responsável por 46% das remessas globais em 2022, o maior do mundo, com 2,9 milhões de veículos elétricos. A Europa Ocidental deverá produzir 1,9 milhão de unidades, ocupando o segundo lugar.

Espera-se que a América do Norte seja a terceira com 855,3 mil veículos elétricos em 2022.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.