Gartner prevê que vendas de PCs cairão 9,5% este ano

Tempestade geopolítica e alta inflação reduzirão remessas globais de PCs, tablets e smartphones, diz Gartner

Author Photo
10:00 am - 01 de julho de 2022
Mercado de PCs

As remessas globais de PCs devem cair 9,5% em 2022, de acordo com a última previsão do Gartner.

“Uma tempestade perfeita de turbulência geopolítica, alta inflação, flutuações cambiais e interrupções na cadeia de suprimentos reduziram a demanda de negócios e consumidores por dispositivos em todo o mundo e devem impactar o mercado de PCs com mais força em 2022”, disse Ranjit Atwal, Analista Diretor Sênior do Gartner, em comentários publicados juntamente com os dados do Gartner.

Na região EMEA, espera-se que esse número diminua ainda mais, cerca de 14%, com uma combinação da invasão russa da Ucrânia, aumentos de preços e indisponibilidade de produtos da China devido a bloqueios contínuos, levando a um abrandamento da demanda do consumidor.

As remessas de tablets e telefones celulares também devem cair no mesmo período, com o Gartner prevendo uma queda de 9% e 7%, respectivamente. Espera-se que o mercado de telefones 5G também seja duramente atingido pela desaceleração, devido, em grande parte, ao colapso do mercado de smartphones na China.

Atwal disse que, no início do ano, o mercado de telefonia 5G da Grande China deve mostrar um crescimento de dois dígitos. No entanto, o impacto da política da China de tolerância zero à Covid-19 e os bloqueios resultantes impediram um grande número de consumidores de comprar itens não essenciais, incluindo smartphones 5G.

“A taxa de crescimento está significativamente abaixo de um aumento esperado de 47% no início do ano, com uma perda resultante de 95 milhões de remessas de telefones 5G”, disse ele.

Esse declínio global provavelmente terá um impacto nos fabricantes de chips também. Após a divulgação de seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022 em abril, David Zimmer, CFO da Intel, disse aos analistas que as restrições de fornecimento de componentes eram um desafio contínuo, com os mais recentes bloqueios de Covid em Xangai aumentando ainda mais o risco da cadeia de suprimentos e contribuindo para pressões inflacionárias, impactando negativamente o mercado de PCs .

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.