Notícias

Gartner: 70% dos líderes vão contratar serviços de TI considerando a sustentabilidade

Até 2026, 70% dos líderes responsáveis por seleção, contratação e gerenciamento de fornecedores de tecnologia (SPVM, sigla para Sourcing, Procurement and Vendor Management, em inglês) terão entre seus objetivos de desempenho a sustentabilidade ambiental. É o que indica uma pesquisa global do Gartner divulgada essa semana.

Para o Gartner, sustentabilidade ambiental é hoje uma das dez prioridades dos os líderes empresariais e CEOs, o que exige que fornecedores também se adaptem às metas definidas pelas organizações.

“As novas diretrizes exigem que todos os elementos, incluindo fornecedores, se ajustem de acordo com os compromissos assumidos”, afirma Stephen White, diretor analista sênior do Gartner. “O fornecimento, a contratação e a gestão de fornecedores devem se adaptar com urgência, incorporando o rigor da sustentabilidade em todas operações e objetivos.”

Fornecedores respondem

Os analistas do Gartner avaliam que, até 2026, 75% das organizações priorizarão negócios com empresas de TI que tenham metas claras e cronogramas de sustentabilidade bem estruturados, substituindo fornecedores que não tem esse compromisso demonstrável.

Para White, o fornecimento sustentável, a contratação e a gestão de desempenho são fundamentais para minimizar os impactos ambientais da tecnologia.  “Os líderes devem evitar deslumbramento por parte dos fornecedores e ficar atentos a qualquer movimento de greenwashing. É preciso, em vez disso, manter o foco e revisar continuamente os detalhes e resultados obtidos, validando o mérito e o desempenho desses fornecedores.”

A criticidade dos fornecedores de tecnologia com objetivos de sustentabilidade mal alinhados deverá ser identificada rapidamente pelos líderes e equipes de seleção, contratação e gerenciamento de fornecedores de tecnologia. Em última análise, os serviços desses fornecedores precisarão ser reduzidos e novas alternativas encontradas.

“No futuro, a sustentabilidade será um driver padrão do processo de tomada de decisão”, afirma o diretor.

Recent Posts

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

6 horas ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

7 horas ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

8 horas ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

9 horas ago

Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

*Por Pamela Sousa e Rafael Romer A promoção de políticas inclusivas que criem ambientes acolhedores…

10 horas ago

Comunicação é calcanhar de Aquiles da experiência digital no setor financeiro, diz Google Cloud

A nova edição do já tradicional estudo do Google Cloud sobre experiência digital no setor…

11 horas ago