Notícias

Gartner discute o poder do analytics avançado na competitividade das empresas

Em um cenário que exige cada vez mais agilidade das organizações na tomada de decisões, o analytics avançado é requisito essencial para a competitividade e o crescimento. Além de mais ágeis e assertivas mediante a avaliação correta das oportunidades e riscos, as empresas que utilizam recursos de Data & Analytics podem transformar a enorme massa de dados com a qual lidam diariamente em valor para o negócio, aponta o Gartner.

Mas qual é a melhor forma de escalar o valor de Data & Analytics? O ponto de partida, segundo a empresa de pesquisas e orientação, é criar e executar uma estratégia disruptiva e de excelência de Data & Analytics que envolva todos os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

Para orientar as empresas nessa jornada, a consultoria realiza nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo, a Conferência Gartner Data & Analytics, que, além de insights que os ajudarão a tomar decisões capazes de mudar o futuro dos negócios, vai mostrar como as novas tecnologias de analytics afetam o processo de decisão e como tecnologias de ponta — como inteligência artificial (IA), machine learning, blockchain, realidade aumentada, realidade virtual, IoT, augmented analytics e digital twins — podem ajudar a criar uma organização verdadeiramente baseada em dados.

No evento, analistas brasileiros e internacionais vão apresentar ideias visionárias sobre como tornar o analytics e os insights parte do DNA de cada pessoa, ação, processo de negócio e decisão; como explorar conjuntos de dados, equipes e conceitos distintos para inovar os modelos de negócio; além de como acelerar a adoção de novas habilidades, novas funções (como o Chief Data Officer – CDO), novas formas de trabalhar e novos conceitos baseados em dados, entre outras abordagens.

De acordo com o Gartner, desenvolver uma base de confiança nos negócios por meio da segurança, privacidade, qualidade de dados e governança é fundamental para o sucesso de uma estratégia de Data & Analytics. Isso exige também mudanças na cultura e nos processos e tem enorme implicação para a TI. Nesse sentido, modernizar a infraestrutura e adotar novas abordagens arquitetônicas para auxiliar a transformação digital é outro passo indispensável para um projeto bem-sucedido, bem como para impulsionar a inovação utilizando tecnologias emergentes, diz a consultoria.

Para cobrir todo esse espectro, a agenda deste ano teve o conteúdo expandido para cinco vertentes com o intuito de explorar os maiores desafios e prioridades em Data & Analytics. Duas delas são liderança e organização e estratégias e resultados de negócios. A primeira irá abordar o papel da liderança em cada aspecto de Data & Analytics, enquanto a segunda vertente discutirá como desenvolver uma estratégia de Data & Analytics diretamente vinculada a resultados de negócios específicos.

Outra vertente é analytics, que vai destacar as tendências emergentes na democratização do analytics para dimensionar o valor dos investimentos nessa tecnologia. Há ainda arquitetura e tecnologia, que mostrará como desenvolver um ecossistema para que a empresa possa prosperar na era dos negócios digitais. E, por fim, tem a vertente inovação, cujo objetivo é ajudar a entender os conceitos emergentes que permitem que à organização seja a nova “disruptora” da sua indústria.

A Conferência Gartner Data & Analytics é voltada para líderes de Business Intelligence e Analytics, Information Management e Master Data Management, líderes de negócios, líderes de marketing, executivos seniores de TI, e arquitetos da informação.

Anote em sua agenda:

Conferência Gartner Data & Analytics

Quando: 22 e 23 de maio (quarta e quinta-feira)

Onde: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Inscrições: email brasil.inscricoes@gartner.com, telefone (11) 5632-3109 ou portal https://www.gartner.com/events/pt/la/data-analytics

Desconto:
Leitores possuem desconto especial de R$525,00 no preço padrão da inscrição. Registre-se utilizando o código BRDIDG

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

10 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

11 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

11 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

13 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

14 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

14 horas ago