Gartner acredita que ERPs altamente customizados ficarão obsoletos em até dois anos

Author Photo
12:00 am - 03 de fevereiro de 2014
Gartner acredita que ERPs altamente customizados ficarão obsoletos em até dois anos

Enquanto novas aplicações surgem no mercado em alternativa aos sistemas ERP altamente customizados, os CIOs devem se preparar para enfrentar essa realidade que o Gartner chama de “ERP legado”. Segundo a empresa de pesquisa, a desconstrução do ERP implicará na formação de ambientes muito mais federados, cujas funcionalidades serão providas por serviços na nuvem terceirizados.

Diferentemente das empresas que investiram pesado na customização de ERPs, principalmente as indústrias de energia, manufatura e distribuição, as companhias que atualmente buscam melhorar a administração se beneficiam dos custos mais baixos e da flexibilidade oferecida por uma mescla entre aplicações em nuvem e aplicações on-premise.

No auge dos ERPs, a prioridade era investir em um sistema que confiável e aderente, compara Andy Kyte, vice-presidente do Gartner, que afirma que o foco hoje priorizado pelos executivos de negócio se concentra mais fortemente na redução de custos de TI e, principalmente, busca por maior flexibilidade. “Um sistema que não é suficientemente flexível para responder às novas demandas de negócios é uma âncora, e não uma vela. Ela segura o negócio de volta, e não o conduz para a frente”, compara o analista.

Assim, essas “aplicações legadas”, segundo o Gartner, podem ser definidas por qualquer sistema que não seja suficientemente flexível para atender às necessidades do negócio. Os ERPs altamente customizados, então, estão muito à frente da próxima onda de sistemas legados considerando essa definição. E, como essas implementações ainda vão continuar existindo, elas terão que se adaptar.

Kyte diz que ouve preocupações de tantos executivos sobre a falta de flexibilidade em seu portfolio de aplicações definidas pelo Gartner como “legado”, justamente pela falta de flexibilidade em se adaptar às mudanças de negócio. E os ERPs customizados são os primeiros desta fila.

E como as implementações de ERP não acontecem do dia para a noite, é necessário se adaptar. O impacto de soluções em nuvem, combinadas com um crescimento muito forte em terceirização de processos de negócio (BPO, na sigla em inglês) irão prover amplas alternativas para usuários frustrados por módulos caros de ERPs. Assim, com o tempo, implementações com alto nível de personalização serão rearquitetadas para focar em funcionalidades de “sistemas de registros” – os quais devem requerer pouquíssimas alterações. Os processos que realmente demandam diferenciação terão modelos alternativos de entrega, integrados com os ERPs tradicionais.

O Gartner também traz outras previsões sobre ERP:

– Em 2018, pelo menos 30% das empresas de serviços vão passar a maior parte de suas aplicações de ERP para a nuvem.

– A suíte ERP que serve a todas necessidades corporativas será substituída por uma abordagem híbrida em cinco anos. Esses ambientes híbridos de ERP combinam soluções em nuvem com um core menor da função ERP, como finanças e manufatura.

– Até 2017, cerca de 7% das organizações que adotarem EPR híbrido não obterão os resultados de custo-benefício previstos a menos que suas aplicações em nuvem ofereçam funcionalidade de diferenciação.

Tags:
erp

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.