Gartner: 75% dos engenheiros de software usarão IA para fazer códigos até 2028

Segundo Gartner, ferramentas de IA generativa extraem o melhor dos profissionais, mas é precisa uma nova forma de medir ROI

Author Photo
3:16 pm - 16 de abril de 2024
bolsas em TI, gartner, programação, código, desenvolvedor Foto: Shutterstock

Três em cada quatro (75%) dos engenheiros de software que atuam em empresas vão usar assistentes de código baseados em inteligência artificial (IA) até 2028. É o que indica uma nova pesquisa do Gartner divulgada recentemente, e que um aumento brutal da aceitação dessa tecnologia entre esses profissionais: menos de 10% achavam a mesma coisa no início de 2023.

Segundo o Gartner, 63% das empresas já estão testando, implantando ou já implantaram assistentes de código com IA. Essas ferramentas melhoram a eficiência dos desenvolvedores e a qualidade do código, diz a empresa. Além disso, dão aso profissionais capacidade de aprimorarem continuamente habilidades.

A consultoria também diz que assistentes de código de IA levam a uma maior satisfação no trabalho e retenção de profissionais.

Veja também: Testamos o Projeto Starline, que promete interações 3D em videochamadas

“Os líderes de engenharia de software devem determinar o retorno sobre o investimento (ROI) e construir cases de negócio à medida que expandem suas implementações de assistentes de código de IA”, diz em comunicado Philip Walsh, analista sênior principal do Gartner. “No entanto, os frameworks tradicionais de retorno sobre o investimento direcionam os líderes de engenharia para métricas centradas na redução de custos. Essa perspectiva limitada não captura todo o valor dos assistentes de código de IA.”

Por isso, a consultoria recomenda que a ideia de ROI seja reformulada para obter maior valor desses assistentes. Frameworks tradicionais falham nesse quesito, diz o Gartner, pois deixam de lado outros ganhos trazidos por essas ferramentas.

“Calcular economias de tempo na geração de códigos é um bom ponto de partida para construir uma história de valor mais robusta”, diz Walsh. “Para transmitir toda a trajetória de valor empresarial dos assistentes de código de IA, os líderes de engenharia de software devem conectar os facilitadores de valor aos impactos e, em seguida, analisar o retorno geral para a empresa.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.