Futurismo e inovação moldarão os negócios da atualidade

Author Photo
8:52 pm - 07 de novembro de 2017

Como será o mundo dos negócios na próxima década? Com a Quarta Revolução já em andamento acelerado, os negócios, o trabalho, a sociedade e nossa vida estão sendo constantemente impactados e, por isso, precisamos nos adaptar e nos colocar em posição de destaque no futuro emergente.

Para Jaqueline Weigel, futurista e diretora-executiva da W Futurismo, o novo pensamento dos executivos e dos profissionais trará mudanças na relação da carreira e na forma de fazer negócios, como ressaltou durante apresentação no IT Forum Expo 2017, nesta terça-feira (7/11).

“É insustentável fazer negócio como fizemos até hoje. É preciso um renascimento cultural pois o mundo já é exponencial”, declarou, acrescentando que já há uma nova linguagem no mundo dos negócios e uma nova forma de existir no planeta. “É preciso aceitar o movimento de progresso do mundo sem medo e, neste cenário, só precisa se preocupar quem não se reinventar rapidamente”, disse.

Compreender o futurismo

A executiva acredita ainda que falar apenas em internet das coisas, inteligência artificial, big data, entre outras inovações não traz a discussão para um ângulo completo. Neste contexto, é preciso também entender de futurismo para conseguir navegar com desenvoltura na mudança do mundo.

O futurismo é uma grande rede de conhecimento, pessoas trabalhando com dados reais para entender como o futuro será e como as pessoas podem se preparar para ele se ajustando ao presente. “Não existe inovação sem futurismo. Não basta investir em pequenas inovações para sobreviver no mercado”, provocou.

Segundo o futurista Gerd Leonhard, dez grandes transformações mudarão o mundo nos próximos 20 anos e a transformação digital é apenas a primeira delas. “Ser digital é mais do que criar um aplicativo, é uma nova atitude, é pensar disruptivamente, criar valor ao negócio, usar os dados ao seu favor e fazer decisões rápidas”, concluiu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.