FutureBrand aponta Apple como a marca mais preparada para o futuro

Índice, que completa quinta edição, ouviu cerca de 3 mil executivos globais para definir as marcas que estão redefinindo mercados

Author Photo
10:30 am - 06 de agosto de 2020

A FutureBrand, companhia especializada em consultoria e gestão de marcas, divulgou na quarta-feira (5) a edição 2020 do FutureBrand Index, índice que mede as empresas mais preparadas para lidar com os desafios que o futuro reserva ao seu mercado de atuação. 

Realizada entre abril e maio deste ano, o levantamento ouviu cerca de 3 mil gestores e executivos espalhados pelo mundo, perguntando quais as empresas que eles julgam que estão na vanguarda dentro de seu próprio setor. A relação de companhias elegíveis para essa classificação foi baseada na lista “100 maiores empresas globais por valor de mercado”, divulgada pela consultoria PwC

Após coletar e analisar todas as respostas enviadas, a FutureBrand chegou na lista de dez principais empresas (que está logo abaixo) e percebeu que, apesar da diferença de mercados e clientes, todas possuem algo em comum: a capacidade de unir propósito e experiência. 

“O estudo desse ano revelou movimentos importantes na maneira como as marcas se apresentam para o mundo e como elas trabalham, afinal resultado financeiro não necessariamente explica o sucesso de uma marca de maneira sustentável no longo prazo”, explica André Matias, sócio-diretor da FutureBrand São Paulo. 

Confira o ranking de marcas mais preparadas para o futuro, de acordo com o FutureBrand Index: 

  1. Apple | País: EUA – Setor: Tecnologia 
  2. Reliance | País: Índia – Setor: Diversos, mas principalmente óleo e gás 
  3. Samsung | País: Coreia do Sul – Setor: Diversos, mas principalmente tecnologia 
  4. Nvidia | País: EUA – Setor: Tecnologia 
  5. Moutai | País: China – Setor: Bens de consumo 
  6. Nike | País: EUA – Setor: Esportes 
  7. Microsoft | País: EUA – Setor: Tecnologia 
  8. ASML | País: Holanda – Setor: Tecnologia 
  9. PayPal | País: EUA – Setor: Pagamentos 
  10. Netflix | País EUA – Setor: Entretenimento 

Pontos de atenção 

A companhia também indicou alguns aspectos importantes extraídos após a definição do ranking : 

  • Aumento da presença de empresas de bens de consumo: marcas de bens de consumo e serviços obtiveram os maiores sucessos no ranking, com L’Oréal, Netflix e Walmart demonstrando como uma resposta proativa à pandemia impulsionou suas percepções internas e externas de marca.  
  • Tecnologia ainda é mercado de vanguarda: apesar de a Apple estar em primeiro lugar, as marcas de tecnologia permanecem voláteis em comparação com as dos setores farmacêutico e de saúde – que agora estão vistos como inovadores ao valorizar as necessidades humanas.
  • Investimentos do futuro:  empresas do segmento de inovação para infraestrutura e energia, como Nextera Energy, Reliance e ASML, sugerem que a economia do futuro será high tech, renovável e ética. 
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.