Fundadores do Instagram deixam Facebook após atritos com Zuckerberg

Kevin Systrom e Mike Krieger indicam que iniciarão um novo projeto em conjunto

Author Photo
10:35 am - 25 de setembro de 2018
Mike Krieger, cofundador Instagram Mike Krieger, cofundador Instagram

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, anunciaram na última segunda-feira (24/9) que estão deixando o Facebook, empresa dona do app de compartilhamento de fotos.

Os dois empreendedores estão na empresa desde 2012, quando a companhia de Mark Zuckerberg comprou o Instagram.

Desde então, eles conseguiram manter a marca e o produto independentes, contando com a infraestrutura e os recursos do Facebook para crescer.

No entanto, Systrom e Krieger estavariam frustrados com um aumento no envolvimento diário de Zuckerberg, que se, segundo fontes ouvidas pelo The New York Times, se tornou mais dependente do Instagram no planejamento para o futuro do Facebook – considerando sobretudo o escândalo do caso envolvendo a Cambridge Analytica, que derrubou o valor de mercado da rede social

Sem os fundadores, o Instagram provavelmente se tornará mais integrado ao Facebook, tornando-o mais uma divisão de produtos dentro da empresa maior do que uma operação independente, disseram as fontes.

Durante anos, Systrom e Krieger foram capazes de resistir amigavelmente a iniciativas de produtos do Facebook que eles achavam que iam contra sua visão, enquanto se apoiavam no Facebook para recursos, infraestrutura e talentos de engenharia. Um novo líder pode não ser capaz de manter o mesmo equilíbrio ou pode estar mais disposto a fazer mudanças que ajudem a empresa como um todo, às custas de algumas das qualidades únicas do Instagram, alerta a Bloomberg.

Em nota, Systrom disse que os dois estavam planejando tirar algum tempo livre para explorar “nossa curiosidade e nossa criatividade”. “Estamos animados para ver o futuro do Instagram e do Facebook, conforme nos transformamos de líderes a apenas mais dois usuários. (…) “Estamos prontos para nosso novo capítulo”, completou o empreendedor, indicando que a dupla pode arriscar mais um projeto em conjunto.

Systrom e Krieger se conheceram durante a graduação, na Universidade de Stanford. Eles criaram o Instagram em 2010 e, dois anos depois, venderam a rede social para o Facebook por US$ 1 bilhão. Na época, o Instagram tinha 30 milhões de usuários e, em junho deste ano, o  chegou à marca de 1 bilhão de usuários.

Após a divulgação do comunicado de Systrom, Zuckerberg também publicou uma declaração sobre o assunto. “Kevin e Mike são líderes de produto extraordinários e o Instagram reflete seus talentos criativos combinados. Aprendi muito trabalhando com eles nos últimos seis anos e realmente aproveitei isso. Desejo a eles o melhor e aguardo ansioso para ver o que criarão agora”, disse o presidente executivo do Facebook.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.