Fortinet atualiza programa de canais no Brasil com foco em verticais

Author Photo
10:41 am - 27 de fevereiro de 2015
Fortinet atualiza programa de canais no Brasil com foco em verticais
Desde sua chegada no Brasil há dez anos, a Fortinet, fabricante de soluções de segurança cibernética, realiza atualizações em seu programa de canais. No entanto, a deste ano é uma das maiores já executadas. Segundo Eduardo Siqueira, diretor de Canais para a Fortinet no Brasil, de forma geral, elas estão focadas na alteração de itens relacionados à acomodação dos canais que vão trabalhar mais em governo e em venda de serviços gerenciados de segurança, área que a fabricante batizou de Managed Security Services Providers (MSSPs).

O objetivo, diz, é fortalecer os parceiros no sentido de tornar mais rápido o processo de vendas, além facilitar a compreensão e a execução das regras pelos novos parceiros e também otimizar o atendimento aos clientes finais.

“Percebemos que algumas regras genéricas não funcionavam bem para canais que atuavam com governo e serviços”, conta. De acordo com ele, as atualizações do programa estão no forno e serão anunciadas para parceiros em março. 

Como parte da alteração, a Fortinet prevê a capacitação por verticais de seus parceiros, que somam hoje mais de 600 no Brasil e deverá chegar à marca de 700 até o final deste ano. Os dois primeiros segmentos serão governo e MSSPs. Outros dois, ainda em definição, serão adicionados em breve, adianta o executivo.

A especialização também tem por objetivo, de acordo com Siqueira, ajudar os parceiros a ter um papel mais consultivo na abordagem com o cliente. “Já começamos essa ação e estamos treinando nossos canais para que eles trabalhem uma oferta mais completa, para antecipar a demanda com base nas necessidades de negócios e não somente quando ataques acontecem”, observa.

Com a estratégia totalmente pautada em canais, Siqueira afirma que a empresa também está ampliando em 50% a equipe interna para atuar nos usuários das tecnologias da fabricante. “Esses colaboradores vão atuar no usuário para gerar demanda, para estar próximo, e todo o trabalho será apoiado pelo canal”, relata.

Siqueira classifica o aumento da equipe como uma ousadia positiva, já que o mercado de forma geral está com os pés no chão e postergando a contratação de pessoal e o aumento de investimentos. “Apesar de ser um ano complicado, de dúvidas econômicas, estamos apostando alto”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.