Ford inicia testes com impressão 3D para produção de peças para veículos

Author Photo
10:02 am - 06 de março de 2017

A Ford iniciou testes com impressão 3D para produção de peças para carros. O projeto piloto está sendo realizado com tecnologia fornecida pela Stratasys e o objetivo é saber até que ponto a companhia pode utilizar essa técnica para produzir grandes peças, ferramentas e componentes para seus veículos.

O projeto pode ser um importante passo para um novo mundo de oportunidades para linhas de produção de veículos, adicionando opções de atualização para carros e outras possibilidades.

Para o consumidor, por exemplo, pode significar novas opções de customização fora da linha de produção no futuro, com peças sob medida e atualizações estéticas. A impressão 3D comercial não requer o uso dos tipos dos moldes construídos para dar forma às peças plásticas do painel do corpo como são feitos hoje, por exemplo. Construir moldes específicos é caro e nunca faria sentido para um fabricante de carro para construí-los para apenas uma pessoa, a menos que o cliente em questão estivesse disposto a pagar muito caro, valor acima do preço próprio veículo.

Além de redução de custos, peças feitas com impressoras 3D também oferecem economia de peso. A Ford estima que uma peça impressa com 3D poderia ser inferior a metade do peso do equivalente feito em uma produção tradicional de metal, por exemplo. Isso tornaria o carro mais leve, resultando em economia de combustível.

Até o momento, a Ford está testando a tecnologia em seu Centro de Pesquisa e Inovação em Dearborn, em Michigan, nos EUA. Será uma revolução na indústria automobilística?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.