Ford Fund e Artemisia criam laboratório de inovação para apoiar projetos de impacto social
O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemísia, organização para fomento de negócios de impacto social, anunciam o lançamento do Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, programa para fornecer treinamento e orientação para startups que desenvolvem programas de mobilidade social que atendam às necessidades da população de baixa renda do País.
O anúncio faz parte da expansão das atividades do Ford Fund no Brasil e dos investimentos que a organização realiza ao redor do mundo para que as transformações necessárias para a sociedade possam acontecer. O foco é promover a aceleração em curto prazo de até 20 empreendedores que estejam em estágio inicial do desenvolvimento de seus negócios. A parceria com a Artemisia visa identificar os projetos de impacto social mais promissores, com soluções inovadoras que atendam às necessidades básicas das comunidades com pouca ou quase nenhuma oferta de mobilidade.
O programa foi apresentado por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, e Jim Vella, presidente do Ford Fund, durante a abertura da Campus Party Brasília, evento realizado nesta semana na capital federal. “Negócios de impacto social são escaláveis, replicáveis e sustentáveis capazes de criar soluções inovadoras para problemas sociais complexos”, explica Jim Vella. “Essas startups podem nos trazer novas oportunidades de engajamento junto às comunidades e para nos ajudar a fazer a vida das pessoas melhor”.
São considerados negócios de impacto social aqueles que oferecem soluções para problemas enfrentados pela população de baixa renda sem depender de doações ou subsídios.