Ford apresenta protótipo da nova geração de veículo autônomo

Author Photo
2:00 pm - 03 de janeiro de 2017
Ford apresenta protótipo da nova geração de veículo autônomo

A montadora Ford não resistiu e revelou o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração. Antes mesmo da sua exibição ao público pela primeira vez na Consumer Technology Associations 2017 (CES), feira internacional, que acontece este mês entre os dias cinco e oito, em Las Vegas (EUA), e no Salão Internacional de Detroit, nos EUA.

De acordo com a montadora, o modelo usa a plataforma atual de veículo autônomo da Ford, mas com um novo programa de computador com maior poder de processamento. Os controles elétricos estão mais perto da fase de produção e ajustes feitos na tecnologia de sensores, incluindo seu reposicionamento, permitem que o carro veja melhor o que está ao seu redor.

Outra novidade são os sensores LiDAR, instalados no teto, que, segundo a Ford, têm design mais elegante e campo de visão mais focado, o que permite ao carro usar agora apenas dois sensores, em vez de quatro, com a mesma capacidade de processamento de dados.

O novo modelo também avança nos dois elementos principais para a criação de um veículo autônomo – a plataforma, que é uma versão atualizada do carro em si, e o sistema de direção virtual. No design, o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração segue a linha do Fusion atual, que estreou globalmente há três anos.

Estratégia

O projeto faz parte do plano da Ford de iniciar a produção em alto volume de um veículo totalmente autônomo de nível 4 da SAE para operação comercial em 2021, em serviço de compartilhamento ou carona. Para aprimorar seu desenvolvimento nessa área ela está investindo ou fazendo parceria com quatro startups e mais que duplicou suas equipes no Vale do Silício e no campus de Palo Alto.

A Ford vem investindo em pesquisas para veículos autônomos há mais de uma década. O primeiro carro totalmente autônomo da companhia será um modelo de nível 4, conforme definido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos. Ele será projetado para operar sem volante, acelerador ou pedal de freio, para uso em serviços comerciais de compartilhamento ou carona dentro de uma área geográfica limitada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.