Categories: Notícias

Ford afia conectividade no Brasil com sistema para iOS e Android

A Ford prossegue empenhada na estratégia de ir além da posição de montadora e se tornar uma empresa de mobilidade, com o firme propósito de transformar a experiência de condução das pessoas. Prova disso é que somente nos últimos 14 meses realizou mais de 30 experimentos na área, diz Maurício Greco, gerente-geral de Marketing da Ford no Brasil.

Um dos frutos dessa movimentação foi anunciado hoje (19/8) em encontro com jornalistas e blogueiros em São Paulo. É o Sync 3, recém-saído do forno, apresentado pela primeira vez em versões da linha Focus 2017. A terceira geração da plataforma passará a permitir conexão do automóvel com smartphones com iOS, por meio do Apple Car Play, ou Android, por meio do Android Auto.

Hoje, a tecnologia Sync está presente em mais de 15 milhões de veículos em todo o mundo, incluindo o Brasil. A nova versão promete ampliar essa marca ao agregar recursos atraentes, como comandos de voz em português, conexão com aplicativos, como Spotify, menu simplificado, tela similar à dos smartphones e funções que podem ser acessadas com apenas dois toques na tela e um toque em botão no volante.

A montadora está investindo pesado na ampliação e no aprimoramento da tecnologia de comando de voz. O objetivo da Ford, além de posicionar-se à frente no mercado, é, com o recurso avançado, manter o máximo possível as mãos do motorista ao volante ao realizar comandos – um mix de segurança [em especial] e conforto.

Para reproduzir uma música, por exemplo, basta dizer “tocar”, seguido do nome da música, do artista, álbum ou gênero. Além de se conectar com dispositivos de qualquer marca e modelo, tem atualização simplificada de software via wi-fi ou USB. Outros recursos incluem telefone, áudio e navegação.

David Borges, supervisor de conectividade da Ford para América do Sul, conta que o novo sistema passa agora a ser tão importante para o carro quanto o banco e o volante e até o final de 2017, todos os modelos vão contar com o Sync 3. Mais de 22 mil opiniões e necessidades de clientes foram levadas em consideração no desenvolvimento da plataforma.

“O sistema é mais intuitivo, com processador dez vezes mais rápido do que o anterior. Além disso, são 840 comandos de voz e mapa embarcado, que dispensa o uso de plano de dados”, comenta sobre as funcionalidades.

Segundo ele, a equipe de engenharia da Ford no Brasil trabalhou exaustivamente para testar todos os recursos do sistema, garantindo, até, o reconhecimento de voz com sotaques regionais. Outra preocupação foi com a validação de mapas e com o recurso de Assistência de Emergência, função que ajuda no socorro em acidentes e disponível sem custo para o usuário. Além disso, uma das facilidades do Sync 3, aponta, é a possibilidade de conexão com relógios inteligentes, como o Gear S2.

A empresa não informou o valor do Focus 2017. Contudo, apontou que o modelo chegará às lojas em setembro deste ano. “Mesmo diante de cenários desafiadores da indústria, mantemos o foco em inovação e conectividade por sabermos que temos nos diferenciar e cientes de que o mercado vai retomar seu ritmo”, finaliza Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing da Ford, para quem a empresa caminha no sentido de mudar a maneira como o mundo se move.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

3 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

3 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

3 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

3 dias ago