“Fomos imunes à crise e crescemos”, diz novo presidente da Ingram Brasil

Luis Lourenço assume oficialmente hoje (31/01) no Brasil posto de Diego Utge, que presidirá subsidiária da companhia na Índia

Author Photo
3:49 pm - 31 de janeiro de 2018
Luis Lourenço Ingram

Foram sete anos de bons resultados da Ingram Micro Brasil, período em que foi presidida por Diego Utge. Apesar das turbulências político-econômicas que assolaram o Brasil, em especial nos últimos três anos, a companhia adquiriu empresas, ampliou seu market share e sem demissões por corte. Afirma seu ex-comandante.

Em 2011, quando o executivo ingressou na empresa, havia 110 colaboradores e saltou para 550, em 2017. No mesmo período, os negócios de soluções, que representavam 15% do faturamento, ampliaram a margem para nada menos que 57%.

“Esses foram alguns dos excelentes resultados de um time especial, que considero o mais qualificado da indústria. Quando se trabalha em sintonia, acreditando no que mais ninguém acredita, colhe-se bons frutos e identifica-se oportunidades mais rapidamente”, reitera Utge, que está de malas prontas para assumir a presidência da Ingram Micro da Índia – segunda maior operação da organização no mundo.

Novo comando, novo desafio

A sucessão do comando da empresa no País vem sendo planejada há um ano. “Por isso, a troca de comando acontece de maneira suave”, diz Utge. Assim, assume oficialmente hoje a direção da companhia em solo nacional Luis Lourenço, que começou na Ingram Micro Portugal em 2001, passou pela Espanha e pelo Brasil (de 2006 a 2010), e retornou à operação brasileira em 2016, ocupando o cargo de diretor de Advanced Solutions e Desenvolvimento de Novos Negócios.

“Meu maior desafio é manter o crescimento da Ingram Micro Brasil, dando prosseguimento às estratégias que garantiram todos os bons resultados até então. Estes que têm seu mérito nas pessoas que formam a empresa”, diz Lourenço acrescentando que começaram muito bem o ano, com crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2017. “Manter excelentes resultados não é tarefa fácil, mas atingiremos nossas metas porque temos um excelente time.”

O novo presidente acredita na continuidade do processo de transformação da empresa, iniciado há sete anos, e que a posicionou de maneira diferenciada no mercado, com forte atuação em serviços de cloud e atenta às tecnologias que proporcionem serviços diferenciados e atinja novos mercados.

“A chave é trabalhar bem próximo aos times, fortalecendo o relacionamento. A proximidade certamente nos torna mais ágeis, para colaborar, traçar estratégias ou resolver rapidamente as questões”, revela Lourenço e avisa: “Cresceremos acima do PIB e da indústria de tecnologia, com forte e diversificado portfólio, tornando nossos canais rentáveis e fortalecendo cada vez mais nosso time.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.