FNDE leva programas educacionais a 83 milhões de alunos

O projeto tem apoio da F5 Networks.

Author Photo
10:00 am - 24 de agosto de 2019

A educação no Brasil não acontece sem o FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Com um orçamento de 55 bilhões de reais em 2019, o FNDE é o órgão do governo federal brasileiro que financia programas que atendem 83 milhões de alunos de 182 mil escolas espalhadas por todo o país. Por trás de iniciativas essenciais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – ação que fornece refeições e aulas de educação nutricional aos estudantes – existe uma estrutura de TI e de segurança, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação (DIRTI). Cada programa do FNDE é solicitado e autorizado a partir de aplicações de missão crítica que rodam na Web e recebem cerca de 180 milhões de acessos por mês, realizados por mais de 300 mil usuários.

A performance e a integridade dessas aplicações são essenciais para garantir que a liberação de verbas aconteça de acordo com as normas de governança do Governo Federal, do Ministério da Educação e Cultura – a quem o FNDE responde – e do próprio FNDE. Para garantir esta meta, o FNDE usa soluções F5 Networks. “A disponibilidade de nossas aplicações é de cerca de 99%; é uma estrutura redundante, com alta disponibilidade (HA)”, diz Karen Costa, Coordenadora da Coordenação de Sustentação e Suporte do FNDE.

Visibilidade sobre tráfego SSL e autenticação de usuários

As aplicações missão crítica do FNDE são todas criptografadas, gerando um pesado tráfego SSL. A solução F5 Networks dá visibilidade aos dados criptografados, examinando o tráfego de modo a identificar ameaças disfarçadas. O uso de um novo e poderoso appliance acelera esse processo. “A checagem do tráfego criptografado é feita com boa performance, mesmo com um grande volume de tráfego”, diz Karen.

O FNDE Conta com o BIG-IP DNS e o BIG-IP LTM, soluções de alta disponibilidade e de entrega de aplicações em ambiente distribuído. A proteção do ambiente é reforçada, ainda, pelo uso do BIG-IP ASM e do BIG-IP APM. Tentativas de invasão são detectadas de forma automática pela soma dessas duas plataformas. O APM examina as credenciais múltiplas de cada usuário externo ou interno, só permitindo o acesso à aplicação a quem conseguiu comprovar sua identidade (autenticação).

A solução de proteção à aplicação (WAF), por outro lado, foi configurado de modo a separar falsos positivos de ataques reais. Uma das tarefas do BIG-IP ASM é diferenciar robôs do bem – como os utilizados por engines de busca – de robôs do mal, que podem afetar o sistema. “O WAF atua como escudo de proteção das nossas aplicações”, diz André Cardoso de Souza, Gerente de Suporte do FNDE. Trabalhando como gestor da infraestrutura F5 Networks há vários anos, Souza reflete sobre o que essa tecnologia trouxe ao FNDE. “Não há como não reconhecer o poder de decisão que a F5 Networks entrega aos gestores de TI”.

Diretoria de Tecnologia de Informação e Inovação: TI a serviço da educação

Por trás de resultados como estes está a visão estratégica da Diretoria de Tecnologia de Informação e Inovação (DIRTI) do FNDE, que coloca a operação de TI e Telecom a serviço da educação. No processo de implementação da plataforma F5 Networks, o DIRTI contou com o apoio dos profissionais da NIVA, parceira de negócios da F5 no Distrito Federal, onde estão localizadas as operações do FNDE. Segundo Karen, os profissionais da NIVA tiveram um papel fundamental no processo de implementação do novo ambiente F5 dentro do FNDE. “Eles têm nos atendido muito bem, prestando suporte na fase de implementação, oferecendo treinamento ao time interno e atuando como ponto de contato nos três anos de garantia”.

Para Leonardo Andrade, Diretor Comercial da NIVA Tecnologia da Informação, oferecer serviços ao FNDE é gratificante. “Nosso trabalho apoia políticas de educação essenciais para o nosso país”. Os profissionais da NIVA trazem para o FNDE conhecimento sobre a plataforma F5 Networks, sua integração com as aplicações em uso no FNDE e como garantir a segurança desse ambiente. “Nesse projeto, nosso foco foi adicionar maior velocidade e disponibilidade a esse ecossistema digital, aumentando a integridade das aplicações – isso inclui identificar e bloquear robôs malware”.

*Sobre a F5: a F5 aumenta a velocidade, a inteligência e a segurança das aplicações de algumas das maiores organizações do mundo: corporações, provedores de serviços de Telecomunicações, órgãos governamentais e grandes empresas consumer. A F5 entrega soluções de nuvem e de segurança que permitem às organizações atender às demandas da sua infraestrutura de aplicações; isso é feito com rapidez e controle.  Para mais informações, visite www.f5.com. Você pode, também, seguir @f5networks no Twitter ou nos encontrar no LinkedIn e no Facebook.

**Sobre o FNDE: com orçamento previsto para 2019 de cerca de R$ 55 bilhões, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela maioria das ações e programas da educação básica do país, além de atuar também na educação profissional, tecnológica e no ensino superior. Suas competências vão desde projetos de melhoria da infraestrutura das escolas à execução de políticas públicas. Entre os principais programas estão: Alimentação Escolar (Pnae), Proinfância, Caminho da Escola, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), Programa Banda Larga nas Escolas e Plano de Ações Articuladas (PAR). Além dos programas, o Fundo também é responsável por repassar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Salário Educação a estados e municípios. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.