Firefox 58 promete compilar códigos de forma até 15 vezes mais rápida

Nova versão do navegador da Mozilla acelera WebAssembly com compilação em streaming

Author Photo
3:54 pm - 23 de janeiro de 2018
firefox

Com lançamento previsto para essa terça-feira, 23/1, o novo Firefox 58 traz uma tecnologia de compilação feita para permitir que o formato de código WebAssembly rode de forma ainda mais rápida.

Esse ganho de desempenho é habilitado pela compilação em streaming, pela qual o navegador da Mozilla compila o código WebAssembly à medida que ele é baixado. O código começa a ser complicado antes e assim também termina a execução antes. O navegador do Mozilla também traz um novo compilador com dois tiers que compila códigos entre 10 e 15 vezes mais rápido do que o compilador atual.

A combinação de compilação em streaming e com dois tiers resulta no código WebAssemly sendo compilado de forma mais rápida do que pode ser entregue pela rede. A Mozilla destaca que, em um computador desktop, conseguiu compilar entre 30 e 60MB de código WebAssemly por segundo. Em um aparelho móvel “padrão”, o código WebAssembly foi compilado a uma taxa de 8MB por segundo, que ainda é mais rápido do que a velocidade de download em basicamente qualquer rede mobile, segundo o evangelista sênior da Mozilla, Lin Clark.

Clark aponta ainda que decodificar o WebAssemly é mais simples e rápido do que analisar JavaScript. Essa decodificação e compilação pode ser dividida em vários threads, tornando mais rápida a compilação de baseline.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.