Fintechs de crédito buscam incorporar pagamentos por WhatsApp 

Segundo estudo da PwC e ABCD, tecnologias como IA, blockchain e biometria também estão no radar das empresas do setor

Author Photo
10:30 am - 14 de setembro de 2022
Imagem: Shutterstock

As fintechs de crédito planejam incorporar o pagamento por WhatsApp e a Inteligência Artificial em seus processos em breve, apontou pesquisa feita pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) em parceria com a PwC Brasil.

A popularidade do mensageiro entre os brasileiros e a facilidade da ferramenta justificariam essa migração. De acordo com o levantamento, 46% das empresas do setor entendem que precisam disponibilizar todos seus serviços por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, indo além do atendimento ao cliente, transformando sua interface com o cliente em uma combinação de mensagens com pagamentos instantâneos.

Já a Inteligência Artificial, igualmente com 46% das menções no estudo, aparece como uma consequência do avanço do Open Finance, que vai exigir um investimento maior também em data analytics para avaliação de risco.

Há outras tecnologias que também são vistas como apostas pelo setor. O blockchain foi citado por 37% das fintechs participantes, seguido por biometria e gestão de identidades, com 34%, e machine learning, 31%.

Na visão de Sandro Reiss, presidente da ABCD, a incorporação de novas tecnologias é um caminho natural para as empresas do segmento e está em constante atualização. “Foi com o uso massivo de inovações tecnológicas que as fintechs de crédito criaram oportunidades para atuar em franjas que não eram atendidas anteriormente pelas instituições tradicionais”, analisa.

“Com a chegada do Open Finance esse movimento vai se intensificar ainda mais, porque o sistema financeiro aberto vai possibilitar a criação de experiências cada vez mais revolucionárias no setor”, completa o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.