Notícias

Fintalk, startup de IA para entender ‘brasilerês’, recebe aporte de R$ 6 mi

A startup brasileira Fintalk anunciou a captação de R$ 6 milhões em rodada de investimento semente liderada pelo Revolution, fundo com capital de empresários como Jorge Paulo Lemann, da AB InBev, e Marcelo Lacerda, da Terra Networks. Outros investidores profissionais completam o aporte.

Fundada por Luiz Lobo e Carlos Ambrósio, a Fintalk desenvolve soluções de inteligência artificial para fluxos conversacionais que consegue entender o português regional e informal. Entre seus clientes estão nomes como C&A, Stone, Cimed, Avenue e Sky.

“Nossa inteligência artificial é a única a entender o ‘brasileirês’ falado no dia a dia e em várias regiões do país. Nenhuma plataforma nacional ou estrangeira tem o nível de assertividade e compreensão da nossa”, diz Lobo, que fez carreira na área de tecnologia de pagamentos, com passagens por Itaú, Unibanco, Stone, Banco Fiat, Hipercard, Sky, Net, DirecTV e Accenture.

Leia também: Gamers: as corporações da América querem vocês

O modelo de negócios da Fintalk consiste em fornecer tecnologia para que os clientes consigam falar diretamente com os consumidores. A companhia oferece a infraestrutura para otimizar os canais de atendimento por meio de inteligência artificial – tudo por meio de conversas por áudio. Assim, os clientes podem pagar boletos, fazer pedidos e ter à mão outros serviços via aplicativo ou redes sociais.

A empresa destaca que a sua solução teria sido responsável por reduzir em 44% o custo da área de cobranças da C&A, além de aumentar a eficiência em 19%. Na Avenue, o índice de satisfação dos consumidores finais teria subido de 47% para 87%.

“Muito se fala de inteligência artificial, mas poucas ferramentas de fato falam. Escolhemos a Fintalk por ser única no mercado brasileiro”, explica Jader Rossetto, que completa o time do fundo e é agora parte do conselho da empresa de IA.

O aporte recebido será usado para expandir as áreas de marketing, tecnologia e comercial da empresa que, atualmente, conta com um time de 36 pessoas. De um ano para cá, a Fintalk afirma ter aumentado em 150% sua receita, registrando um crescimento de 2,5 vezes entre o período de janeiro a junho.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

4 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

5 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

6 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

6 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

8 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

9 horas ago