Ferramentas tradicionais de comunicação podem pôr em cheque produtividade

Author Photo
11:39 am - 04 de fevereiro de 2016
Ferramentas tradicionais de comunicação podem pôr em cheque produtividade

De home office, a ferramentas de trabalho para conferências a distância, que permitem realizar tarefas de qualquer lugar do mundo. Com a tecnologia, muito do modo tradicional de trabalho pôde ser transformado

Mas quando o assunto são ferramentas simples como o e-mail, a mudança parece não alcançar esse patamar – o que pode ser um problema, de acordo com o cofundador e presidente-executivo da Slack, Stewart Butterfield. Isso porque, clientes de e-mail tradicionais podem deixar funcionários de fora de uma conversa importante e sobrecarregá-los com informações desnecessárias. E aí a produtividade é posta em cheque.

A Slack é uma plataforma para comunicação de equipes. Com as empresas operando hoje diversas aplicações que nem sempre funcionam juntas, boas ferramentas de mensagens se tornam um hub central que conecta a empresa como um todo, diz o executivo ao Wall Street Journal. Se bem feito, as mensagens podem ser janelas para que os trabalhos fluam sem problemas.

Dentre os benefícios de se ter um canal como esse, pontua o executivo, é que não importa se uma pessoa entra no meio de uma conversa – ou a deixa em qualquer momento. A ferramenta está lá de qualquer forma e as informações que nela estão também.

Colaboradores podem ter acabado de entrar em uma empresa e perder o bonde da conversa, deixando-os impossibilitados de colaborar imediatamente.Ferramentas como o Slack englobam diversos tipos de mensagem, não apenas e-mails, o que as tornam a única coisa que os funcionários precisam verificar durante o expediente (e não mais uma aplicação entre tantas outras).

Butterfield contou, ainda, que a empresa está trabalhando com inteligência artificial e aprendizagem de máquina para identificar formas de gerir melhor as comunicações dentro dos escritórios. Ele também está trabalhando em aplicações de voz e vídeo, bem como em uma ferramenta “não perturbe” para permitir que funcionários interrompam o fluxo constante de notificações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.