Uso de ferramentas de IA por empresas cresce quase 600% em 9 meses

Levantamento da Zscaler indica que foram feitas 3 bilhões de transações no período. ChatGPT lidera em popularidade

Author Photo
12:30 pm - 02 de abril de 2024
chatgpt ChatGPT Enterprise openai, ferramentas de IA Imagem: Shutterstock

Ferramentas de IA receberam 569 terabytes de dados empresariais entre abril de 2023 e janeiro de 2024, volume de transações 600% maior em 9 meses, com 3 bilhões de operações realizadas só em janeiro desse ano. A indústria de manufatura liderou o uso dessas ferramentas, com quase 20% do total, seguida pelos setores financeiro, de tecnologia, serviços e varejo/atacado.

Os dados fazem parte de um levantamento da Zscaler, especialista em segurança de nuvem, e fazem parte do Relatório de Segurança da IA 2024. O time de pesquisas do laboratório de ameaças da empresa – o ThreatLabZ – analisou mais de 18 bilhões de transações de inteligência artificial na plataforma da empresa no período.

Veja também: Microsoft reforça segurança de chatbots contra manipulação por usuários

A conclusão óbvia é que o uso de ferramentas de IA e ML pelas empresas nunca foi tão grande.

O ChatGPT, da OpenAI, foi a mais popular, responsável por mais da metade das transações empresariais. Os Estados Unidos lideraram o uso corporativo de algoritmos de inteligência artificial, seguidos pela Índia.

A utilização de ferramentas de IA, alerta a Zscaler, apresenta riscos, e é importante que as empresas se lembrem disso. Proteção de dados, segurança de aplicativos e perda de propriedade intelectual são pontos de alerta. As empresas também podem estar expostas a ameaças cibernéticas impulsionadas pela IA, incluindo phishing mais sofisticado e malware evasivo, diz a empresa.

A Zscaler diz que está usando IA para fortalecer sua plataforma e permitir que empresas adotem a ferramenta de forma segura. O relatório completo pode ser baixado nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.