Categories: Notícias

Ferramenta de ERP da DB1 Global Software quintuplica número de pedidos do ManiaVirtual.com

A plataforma de e-commerce ManiaVirtual.com iniciou suas atividades em 2005 vendendo exclusivamente produtos de informática. Para expandir o negócio, buscou diversificar e ampliar a oferta de produtos comercializados pelo site.

Ao mesmo tempo em que procurava se posicionar como um dos maiores e-commerce do Brasil, esbarrava na burocracia e em dificuldades com o gerenciamento de pedidos, devoluções, garantias e entregas de forma manual pela equipe interna. Nessa época, o faturamento da empresa estava em R$ 400 mil com quatro mil pedidos por mês, porém registrava mais de R$ 300 mil em estoque inativo, por incapacidade de gerenciamento integrado.

A partir de maio de 2016, o então recém-associado Michael Castro assumiu a diretoria comercial da empresa, e estabeleceu um plano de trabalho baseado na otimização das ferramentas de gestão já existentes, e, assim, garantir o crescimento sustentável.

Uma das estratégias implementadas foi a melhor utilização dos recursos do Domus ERP, da DB1 Global Software, um sistema de gestão que proporciona mais produtividade na rotina empresarial, com a informatização inteligente de processos como controle financeiro, contabilidade, compras, estoque, emissão de notas fiscais, entre outros. O objetivo era garantir uma melhor comunicação entre as áreas, o planejamento dos recursos e a automatização de processos de forma segura, prática e objetiva.

“Nosso principal ganho com a otimização do Domus ERP da DB1 foi o controle: começamos a ter uma visão mais completa de tudo o que estava acontecendo, das ações realizadas e resultados gerados e assim, começamos a compreender quais ações estavam dando certo e quais não estavam. Por meio do Domus ERP conseguimos integrar as distintas áreas dentro da empresa, em um único sistema, com informações precisas para integrar dados e processos necessários. Com todas essas otimizações e mudanças, nosso faturamento teve pico de R$ R$ 7 milhões por mês – mesmo resultado da Black Friday de 2016 – e o número de pedidos quintuplicou, passando de 4.000 para 20.000 pedidos por mês”, comemora Michael Castro.

Atualmente o Mania Virtual utiliza o Domus ERP em toda sua operação, desde a aquisição de produtos, disponibilização em estoque no centro de distribuição e organização de preços, até o faturamento, realizado de forma automática 24 horas por dia. Com essa automatização é possível, ao receber um pedido, realizar a separação em poucos minutos, emitir a nota fiscal e enviá-la automaticamente por e-mail para o cliente.

De acordo com Jasper Perrú, gerente de produtos da Unidade de Gestão Empresarial da DB1 Global Software, “a partir da evolução do Domus ERP, realizamos a implantação do módulo de RMA – Return Merchandise Authorization – para o controle de trocas e devoluções, organizando todo fluxo de comunicação, tanto com clientes quanto com fornecedores e assistências, proporcionando uma economia de pelo menos duas horas por processo, além de gerar uma imagem positiva de transparência, organização e agilidade junto aos consumidores. Isso reflete um comportamento comum na DB1 que gosto muito na equipe Mania Virtual, essa necessidade de constante evolução e “mania” de apresentar soluções transformadoras ao dia a dia do cliente”.

Outra questão resolvida foi o controle de adiantamentos financeiros recebidos de fornecedores e clientes para ações comerciais ou créditos de compras. Hoje todo o processo é controlado pelo sistema, sendo possível saber o saldo de cada fornecedor com mais velocidade.

A DB1 também está implantando os módulos de importação de XML de notas fiscais e conhecimentos de transporte, permitindo a entrada automática em grandes volumes de operação.

Os próximos passos na consultoria tecnológica da DB1 para o Mania Virtual é a implantação do sistema completo de SAC, aprofundamento nos relatórios de gestão de fluxo de caixa e demonstrativos financeiros, além de implantação do módulo Livedash de indicadores para controle em tempo real via smartphone.

Em 2016 o Mania Virtual dobrou o faturamento em relação a 2015. O objetivo para este ano é, mais uma vez, multiplicar por dois os lucros do ano anterior, alcançar cada vez mais clientes e expandir a variedade de produtos, sempre visando a satisfação dos consumidores e a valorização da parceria com os fabricantes.

 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago