Fernando Bacchin: transformação digital deve olhar a área-fim do negócio

Em entrevista ao IT Forum, Gerente de TI da Techint fala sobre a jornada de digitalização da empresa de construção e engenharia

Author Photo
11:51 am - 02 de março de 2021

Para Fernando BacchinGerente de TI da Techint, a transformação digital precisa estar focada na área-fim das companhias para ela trazer impacto aos negócios. “É onde está o verdadeiro ganho da transformação digital”, pontua em entrevista ao IT Forum.

A operação brasileira da Techint Engenharia e Construção tem se mostrado um exemplo de transformação digital da vertical de Construção, já apontada por um estudo da McKinsey & Company como um dos setores menos digitais do mundo. Em 2014, a filial no Brasil se tornou referência para a multinacional desde que deu início a um projeto de digitalização para dar apoio e maior eficiência à equipe de construção de uma planta de beneficiamento de petróleo em alto-mar. O projeto levou as informações de plantas industriais para a palma da mão dos operários do chão de fábrica por meio de tablets. Pela iniciativa, a companhia foi reconhecida, em 2018, pelo “Prêmio As 100+ Inovadoras em TI”, realizado pela IT Mídia.

“A Techint sempre focou na transformação digital para a área fim, onde o resultado da empresa pode ser afetado diretamente. Temos uma equipe de inovação a nível global, onde a TI trabalha lado a lado”, pontua Bacchin que vem de uma longa trajetória na companhia e recentemente foi promovido ao cargo de Gerente de TI da organização.

Como a Techint pensa inovação

Segundo Bacchin, para além de ter no horizonte da digitalização o impacto real nos negócios da Techint, a companhia entende a inovação também como processo e busca tornar colaboradores responsáveis por compartilhar este pensamento. “Temos alguns programas na Techint que provocam as pessoas a se repensarem”, conta o executivo.

Entre eles está um programa de “Key Users”, usuários-chave de cada software utilizado pela companhia e responsável por estar sensível às necessidades dos colaboradores em relação às tecnologias e processos. “Semestralmente, a gente reúne alguns desses key users junto com um comitê formado pela diretoria e algumas lideranças da Techint para valorizar o progresso desses key users dentro de suas ferramentas”, detalha. Os mesmos profissionais respondem por alguns pilares dentro da Techint, incluindo a responsabilidade de avaliar benchmarks do setor de construção e “trazer a provocação em melhorar algum processo ou treinamento”.

Em entrevista exclusiva concedida em vídeo ao IT Forum, Fernando Bacchin detalheu a jornada de transformação digital da Techint e também relembra o início da carreira na área de tecnologia.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.