FBI está trabalhando para… manter cidadãos desprotegidos

Author Photo
12:47 pm - 27 de abril de 2016
FBI está trabalhando para... manter cidadãos desprotegidos
Você sabia que o governo dos Estados Unidos está sentado em sua reserva Zero-Day? A Zero-Day é uma vulnerabilidade de software que permite ignorar ou reduzir restrições de segurança, permitindo cortar sistemas que utilizam esse software. Esse elemento não é restrito a cibercriminosos.  
“São armas estratégicas nas mãos dos estados-nação, incluindo a América”, escreveu Jon Evans jornalista e engenheiro de software ao site Tech Crunch. Segundo ele, essa brecha até certo ponto faz sentido. “Diga o que quiser sobre a NSA, mas o Zero-Day é, sem dúvida, parte de seu trabalho. O FBI, por outro lado tem como principal tarefa proteger o povo norte-americano.”
Mas não se engane, completa ele. Cada Zero-Day que existe, nas mãos de qualquer pessoa, faz com que todos fiquem menos seguros. Essa existência não revelada faz todo mundo que usa hardware ou software mais vulneráveis – e o número de tais inocentes é quase sempre muito maior do que o número de suspeitos de crimes.
Como o FBI invadiu a rede Tor em fevereiro passado?  Naturalmente, eles não vão revelar, mas parece provável que eles usaram o Zero-Day no navegador TOR, que é executado na mesma base de código fundamental do Firefox e usado por centenas de milhões de pessoas que estão menos seguras porque a vulnerabilidade não foi relatada.
Em sua análise, o especialista considera, ainda, o caso do atirador de San Bernardino, nos Estados Unidos, no qual o FBI tentou obrigar a Apple a desbloquear o aparelho como parte da investigação. A gigante de tecnologia negou a fazê-lo, mas o FBI encontrou outra forma. O método de desbloqueio provavelmente vai permanecer em segredo. “Foi outro exemplo de como usar o Zedo-Day de outras formas.”
Esse não é um caso isolado, afirma Evan. O FBI está tentando cortar caminho em torno de criptografia há mais de uma década. Como conclusão, o especialista observa que qualquer pessoa com poder e Zero-Days são, hoje, poderosos, e naturalmente inclinados a desistir de algum tipo de benefício marginal espalhado por milhões de outras pessoas. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.