FBI alega envolvimento do governo coreano com ataque cibernético à Sony Picture

Author Photo
4:43 pm - 19 de dezembro de 2014
FBI alega envolvimento do governo coreano com ataque cibernético à Sony Picture

FBI confirmou envolvimento do governo da Coreia do Norte com o ciberataque à Sony Pictures, que culminou no vazamento de dados da companhia e o cancelamento da estreia do filme “A entrevista”, prevista para 25 de dezembro.

O grupo “Guardians of Peace”, que assumiu autoria da invasão, ameaçou a empresa caso a comédia fictícia sobre planos da CIA de matar o líder coreano fosse exibida nos cinemas.

Em comunicado oficial, o FBI informou que investigações técnicas concluíram a existência de semelhanças entre o malware que comprometeu os sistemas da Sony e outras ameaças que usam de mesmos mecanismos de invasão originadas na Coreia do Norte.

Leia mais: Kaspersky: hacking à Sony Pictures é o primeiro ataque cibernético de alto perfil

O FBI afirmou que há semelhanças em linhas de código específicos, algoritmos de encriptação, métodos para apagar dados e redes comprometidas. Além disso, o órgão descobriu diversos endereços de IP associados à infraestrutura da Coreia do Norte conectados a endereços de IP que estavam codificados no malware utilizado no ataque.

As investigações também apontam que a ferramenta usada na invasão possui semelhanças com ciberataques realizados em março do último ano contra bancos e empresas de mídia da Coreia do Sul, os quais foram de autoria da Coreia do Norte. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.