FBI admite que usa ferramentas hackers para investigar crimes

Author Photo
1:27 pm - 11 de dezembro de 2015
FBI admite que usa ferramentas hackers para investigar crimes
A principal sede do FBI, o FBI J. Edgar Hoover Building, reconheceu ao jornal The Washington Post que usa ferramentas de hacking chamadas de “Zero-Day” para rastrear criminosos.

Se o FBI tiver de escolher entre avisar sobre uma falha de segurança em seu computador ou usá-la para espionar bandidos, adivinhem? O órgão prefere não avisar os usuários para mapear atividades de cibercriminosos. E, aparentemente, essa tem sido a estratégia há algum tempo.

A agência confirmou à publicação nesta semana que agentes do FBI usam o código de hacking especial para tirar proveito de falhas conhecidas em softwares e promover investigações. Eles vão continuar usando esses chamados explorações Zero-Day, mas agora a ideia é aplicar uma análise mais profunda.

A façanha é controversa, e usá-la envolve escolhas, o que pode tornar algumas pessoas menos seguras. Isso porque, o Zero-Day tira proveito de falhas em softwares comerciais, muitas vezes utilizadas pelo público em geral. Para permanecer com eficaz, o FBI tem de usar essas façanhas sem contar aos fabricantes de software que há um problema com seus produtos, deixando os usuários vulneráveis.

“Qual é o bem maior?”, questionou o oficial do FBI Amy Hess ao Post. É como fazer a Escolha de Sofia. “Ser capaz de identificar uma pessoa que está ameaçando a segurança pública ou proteger pessoas de serem hackeadas fechando buracos em software?”, finalizou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.