Faturamento é aspecto mais impactado pela crise, segundo pesquisa

Estudo da EXEC mostra que 42% consideraram este o ponto mais crítico das áreas afetadas

Author Photo
11:30 am - 22 de outubro de 2020
PIX popularidade destaque Man hand using online banking and icon on tablet screen device in coffee shop. Technology Ecommerce Commercial. Online payment digital and shopping on network connection. All on tablet screen are design up.

Uma pesquisa da EXEC, consultoria especializada na seleção de executivos do alto escalão e programas de desenvolvimento de liderança, aponta os impactos da pandemia nos negócios sob a perspectiva de 90 executivos C-Level em posição de comando em suas empresas. Para 42% destes profissionais ouvidos pela pesquisa, o faturamento foi o aspecto mais impactado nos negócios, enquanto para 36% o ponto mais crítico da crise foi organizacional e operacional. Para 11% o aspecto mais desafiador a ser superado no período foi o relacionamento com o cliente.

Em contrapartida, a necessidade de investimentos no primeiro semestre para a viabilidade ou expansão dos negócios é apontada pelos 90 líderes de empresas ouvidas. Entre as principais áreas que receberam investimentos, 61% dos líderes indicam que suas empresas fizeram investimentos em tecnologia, enquanto 32% afirmam que tiveram que investir em gestão de pessoas, 24,5% indicaram investimentos em marketing, 22% na expansão de sua estrutura de comércio eletrônico, 22% em desenvolvimento e formação de profissionais e 13% em logística.

Leia também: Roubo de cartão e cobranças fraudulentas crescem na pandemia

Os processos de reorganização das equipes de trabalho no período mais crítico das políticas de isolamento social demandaram investimentos em tecnologia que não estavam previstos no orçamento para 29% das empresas, segundo os executivos que participaram deste levantamento, enquanto 65% afirmaram que suas empresas conseguiram se organizar sem dificuldades. Para 30% das empresas houve a necessidade de substituição de profissionais no alto escalão para se tornarem mais competitivas diante de um cenário de grandes mudanças e adversidades, enquanto 70% das companhias não fizeram mudanças no primeiro semestre.

Perspectivas do segundo semestre

Em relação ao segundo semestre, 98% dos executivos afirmam que suas empresas demonstram interesse em contratações para novas posições ou substituição de profissionais no alto escalão. Entre os perfis mais desejados por estas empresas, 50% afirmaram priorizar habilidades comportamentais, 42% buscam profissionais com perfil mais digital, 29% afirmaram buscar executivos com perfis mais técnico 23% apontam ser necessário contratar executivos mais experientes, enquanto que para 10% os executivos com remuneração em níveis menores do que os atuais serão os mais demandados por suas companhias.

“Diferentemente de outras crises, a atual ao invés de esfriar as políticas de inclusão nas empresas, acelerou os processos e as empresas passaram a incorporar de forma estruturada políticas de contratação voltadas para absorver talentos deste contexto de diversidade. E este é um fenômeno global, que vem sendo discutido por consultorias fora do Brasil também”, analisa afirma o sócio fundador da EXEC, Carlos Eduardo Altona.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.