Farmácias Pague Menos reduzem em 40% custos mensais de telecom

Author Photo
6:00 pm - 11 de outubro de 2016
Farmácias Pague Menos reduzem em 40% custos mensais de telecom

Manter lojas conectadas e garantir a rápida integração de novas unidades era o desafio das Farmácias Pague Menos ao contratar a Hughes. A solução da fabricante reduziu custos, otimizou o tempo de ativação das novas lojas, oferecendo cobertura nacional, com conectividade para toda a rede, alta disponibilidade de telecomunicações, com sistema robusto e de alta confiabilidade.

Para oferecer conexão rápida de cada nova loja à matriz, a Hughes adotou uma solução de comunicação via satélite em protocolo IP, que tornou o processo de integração das novas lojas mais rápido e ofereceu suporte ao tráfego das transações eletrônicas de fundos (cartões de crédito e débito), além das informações corporativas da rede. A novidade otimizou o tempo de ativação dos links nas novas unidades, que, por via terrestre, durava de 45 a 60 dias.

“A comunicação via satélite possibilitou que lojas em cidades mais distantes dos grandes centros operassem de forma integrada e em tempo real. Além disso, o registro das transações, a realização de rotinas administrativas e financeiras, o envio e o recebimento de e-mails e o acesso à internet e à intranet acontecem da mesma forma que com a tecnologia MPLS”, afirma Pedro Praxedes, diretor de sistemas e logística das Farmácias Pague Menos.

Atualmente, 780 lojas das Farmácias Pague Menos contam com a solução para suportar suas aplicações, como link principal ou link backup. Com a nova solução, a companhia tem um sistema de telecomunicações com mais estabilidade operacional; custo fixo, independentemente da localização da loja; alta disponibilidade da rede, com diversidade de meios de comunicação e baixo custo de manutenção. Além disso, a empresa pode usar a rede de satélite para videoconferências e treinamentos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.