Farmácia Pague Menos reformula completamente sua área de TI

Rede está realizando mudanças em toda a sua extensão

Author Photo
11:53 am - 20 de outubro de 2020
Créditos da Imagem

A rede de farmácias Pague Menos mudou durante 2020. Desde a criação da diretoria de transformação, sob o comando de Gilberto Caray, o setor está sendo reformulado, inclusive em aspectos além da tecnologia que vão desde criar um ambiente propicio à cultura ágil até o posicionamento da TI como parceiro de negócio, para acelerar a estratégia da companhia. Com um modo de pensar que se aproxima ao de startups, e direcionando as tomadas de decisões por uma mentalidade com foco em soluções, a TI da empresa tem alterado sua forma de atuar e impactado tanto processos internos quanto externos.

Atualmente, a rede de farmácias tem mais de mil lojas espalhadas por todo o Brasil. Uma das alavancas para esse novo momento está na busca por novos talentos no mercado, além de trabalhar no desenvolvimento dos atuais colaboradores, com o intuito de formar times de alto desempenho para lidar com tantas mudanças.

Leia também: Gestão de pessoas avança em 2020, aponta PwC

Entre outras medidas adotadas está a reorganização dos times de desenvolvimento seguindo o modelo de squads, típico de startups, onde cada time é formado por pessoas de tecnologia e negócio que estão focando em produtos com um objetivo específico. O envolvimento de profissionais hábeis de diferentes áreas, trazendo variados pontos de vista ao mesmo tempo na concepção de cada produto, otimiza o processo, tornando-o mais eficiente e focado na entrega de valor aos clientes.

Outra mudança importante foi a criação de um portfólio específico de projetos de transformação que vão levar a companhia para um outro patamar tecnológico. Entre os destaques está o desenvolvimento de um barramento de API para integração das aplicações. Com isso, as soluções ou serviços se comunicam com outros produtos da companhia de maneira simplificada, sem a necessidade de saber como elas foram implementadas, gerando economia de tempo e dinheiro. Ainda nesse contexto está um ambicioso projeto, chamado de Data Driven que vem transformando a maneira como a companhia lida com a imensa quantidade de informações que são geradas diariamente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.