Falta mão de obra especializada para IoT, indica estudo

Author Photo
2:44 pm - 12 de setembro de 2017
IoT IoT

Pesquisa realizada pelo provedor global de comunicações por satélite Inmarsat indica que uma proporção significativa de empresas globais não possui habilidades em internet das coisas (IoT) nos diferentes níveis de suas organizações, bem como em disciplinas técnicas fundamentais, o que coloca em risco o sucesso de suas implantações de IoT e a segurança de seus dados.

Entre os principais destaques do Brasil, 94% dos entrevistados relataram que precisavam de profissionais de nível sênior e estratégico com habilidades para definir os objetivos e as prioridades para implantações de IoT. Esse número diminui apenas um pouco quando comparado à América Latina, que registra 86% − a média global é de 76%. Além disso, 91% dos entrevistados brasileiros identificaram uma falta de pessoal com experiência em nível de gerência em implantações de IoT e, para 97% dos brasileiros faltavam habilidades na entrega prática de soluções de IoT para garantir que as soluções funcionassem como se pretendia (91% em LATAM e 80% globalmente).

O relatório “The Future of IoT in Enterprise – 2017” da Inmarsat entrevistou 500 decisores em TI de grandes organizações nas regiões das Américas, EMEA e APAC.

Segundo o presidente da Inmarsat Enterprise Business Unit, Paul Gudonis, existe um reconhecimento claro por organizações de todos os setores de que IoT desempenhará um papel fundamental na transformação digital e na capacidade de obter uma vantagem competitiva. Mas, para que isso aconteça, as empresas precisam contar com os conjuntos de habilidades corretas e, como nossa pesquisa demonstra, muitos hoje se encontram sem a equipe qualificada necessária para essa transformação e não conseguem aproveitar o potencial oferecido pelas soluções de IoT. “A menos que este déficit de habilidades seja devidamente resolvido, existe o risco de os projetos de IoT falharem e as empresas estarão abertas a novas ameaças à segurança, colocando um freio indesejado na inovação”, indica.

Cenário

Em relação ao status de implementação de IoT, 52% das organizações brasileiras que responderam à pesquisa revelaram já estar em andamento com o processo de implementação das soluções. Quando comparadas às respostas latino-americanas, somente 38% já estão avançadas nesse processo.

Quando perguntados sobre os principais desafios enfrentados em relação a IoT, os brasileiros identificaram segurança como a principal barreira (58%), seguidos de falta de conhecimento interno de seus profissionais (55%), da complexidade da infraestrutura de TI já existente (52%) e dos custos elevados (45%). Problemas com conectividade (45%), falta de visão para o potencial dessa tecnologia (42%) e de sua prioridade (39%) também foram aspectos mencionados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.