Falta de entendimento e compreensão entre gerentes e funcionários aumenta nível de estresse no trabalho

Estresse dos gerentes costuma passar despercebido, não é compartilhado e costuma ser subestimado por seus funcionários, diz pesquisa

Author Photo
12:30 pm - 09 de julho de 2020

As reclamações sobre os chefes são naturais e frequentes em qualquer organização. Uma pesquisa mostra que 76% dos candidatos a emprego dizem que consideram seu chefe “tóxico” e 58% dos trabalhadores confiam mais em um estranho do que em seu chefe. Mas essa pesquisa não aponta o lado do gestor que, sob pressão de seus superiores e também da demanda de sua equipe, tem uma tarefa um tanto quando desafiadora, sobretudo devido às responsabilidades e expectativas que se tornam fatores estressantes ao profissional em um cargo de chefia.

Ao analisar os estressores e os níveis de estresse relatados pelos gerentes em relação também com as percepções de seus funcionários, uma pesquisa realizada pela ZenBusiness, com 511 gerentes e 469 não gerentes atualmente empregados, identificou alguns fatores estressantes para os dois lados da moeda. Enquanto os gerentes têm o nível de estresse maior de acordo com o número de funcionários que supervisiona, os subordinados têm maior nível de estresse devido à alta demanda de trabalho. A compreensão mútua sobre os estressores que atingem os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa, entretanto, poderia aliviar um pouco a pressão.

Estes são alguns dos fatores estressantes para os gerentes, segundo o estudo:

Quanto mais funcionários você supervisiona, mais estressante é o trabalho

Embora a maioria dos gerentes não tenha sido severamente estressada, seus funcionários subestimaram bastante suas dificuldades. Quase um quarto dos gerentes relatou “estresse severo” no local de trabalho, mas seus funcionários tiveram 10 pontos percentuais menos chances de percebê-los como tal. Em vez disso, os trabalhadores costumavam pensar que seus gerentes tinham apenas um estresse moderado (65%) ou leve (21%).

Um dos indicadores mais claros de estresse gerencial é um número crescente de funcionários. O estresse que um gerente sentiu diretamente aumentou juntamente com o número de funcionários que supervisionava. Aqueles com 10 ou menos funcionários relataram quantidades menores de estresse do que aqueles com 11 ou mais funcionários. Quase metade dos gerentes, com mais de 30 funcionários sob sua supervisão, relataram estresse severo no trabalho.

Esse estresse afetou outras áreas de suas vidas: gerentes estressados moderada e severamente tinham menos probabilidade de se sentirem satisfeitos com seu trabalho, salário e até equilíbrio entre vida pessoal e profissional, do que aqueles que estavam levemente estressados.

Manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é o principal estressor para gerentes

A coisa mais estressante para um gerente também foi a mais esquecida por seus funcionários: manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Quarenta e cinco por cento dos gerentes se sentiram estressados com isso, mas apenas 32% dos não gerentes conseguiram vê-lo. Esse equilíbrio, segundo o relatório da pesquisa, é conhecido por tornar uma pessoa mais engajada no trabalho e mais capaz de manter relacionamentos e felicidade dentro e fora do escritório.

A maioria dos não-gerentes achou que a parte mais estressante do trabalho de seu supervisor era gerenciar o aumento da carga de trabalho. Embora 37% dos gerentes concordassem que isso era estressante, o gerenciamento do tempo era mais frequentemente a parte difícil da equação.

Os gerentes e não gerentes também foram perguntados sobre qual era a parte mais estressante do trabalho de um gerente. A pesquisa diz que os não gerentes subestimaram seriamente a quantidade de estresse que causaram na vida de seus gerentes. Em vez disso, a maioria dos não gerentes sentiu que a alta gerência dava a seus chefes mais ansiedade. Os gerentes tinham quase a mesma probabilidade de serem estressados por seus subordinados e pela alta gerência.

A maioria dos gerentes diz que é necessário esconder o estresse e as emoções

A maioria dos gerentes achou necessário esconder o estresse e outras emoções de seus funcionários. Embora isso possa ser motivado pelas melhores práticas aceitas de ser gerente, o estudo observou que os gerentes sentiram que não receberiam simpatia se suas emoções verdadeiras fossem reveladas. Os gerentes eram duas vezes mais propensos a pensar que seus funcionários “não seriam nada simpáticos” ao estresse. Dito isso, os não-gerentes podem ser subestimados aqui, pois têm duas vezes mais chances de dizer que seriam “extremamente solidários” se seus gerentes escolhessem revelar suas emoções, segundo o relatório.

Os papéis de gênero também apresentaram uma dicotomia interessante. As gerentes mulheres foram 10 pontos percentuais mais propensas do que os gerentes do sexo masculino a pensar que esconder emoções era um comportamento necessário. A pesquisa sugere que isso ocorra porque as mulheres são mais severamente julgadas por mostrar emoções no trabalho.

Os gerentes dizem que o tempo de férias foi a maneira mais eficaz de reduzir o estresse

Embora os funcionários não-gerentes sofram estresse (83% dos trabalhadores dos EUA estão estressados), a capacidade da liderança de gerenciar esse estresse pode causar um efeito de gotejamento, afetando a empresa como um todo, diz o relatório. Sendo assim, a maneira como um gerente lida com o estresse pode arruinar o trabalho de seus funcionários.

Para aliviar a tensão, a maioria dos gerentes disse fazer pequenos intervalos ou caminhadas. De fato, o ZenBusiness diz que até pequenos intervalos podem facilitar o corpo e reiniciar o cérebro, mas são as férias que realmente ajudam os gestores. Tirar uma folga era o método mais eficaz para diminuir o estresse de acordo com 27% dos gerentes, mas era utilizado por menos de um quarto deles. Ainda menos gestores relataram tirar dias de saúde mental, prática cultural nas organizações norte-americanas, e menos ainda tentaram conversar com seus representantes de RH para obter ajuda.

Até os gerentes que relataram os níveis mais altos de estresse levaram apenas dois dias de saúde mental ao longo de um ano. Metade de todos os gerentes nunca tirou esse tipo de dia de folga, embora muitos especialistas recomendem tirar pelo menos um por trimestre, independentemente da classificação dos funcionários, segundo o relatório.

Quanto menos funcionários o gerente supervisionar, maior a probabilidade de eles dizerem que seu trabalho foi gratificante

Os dados revelaram que os gerentes costumam experimentar estresse que passa despercebido, não é compartilhado e é subestimado por seus funcionários, então a pesquisa faz a seguinte pergunta aos entrevistados: todo o estresse vale a pena? Os gerentes ficaram divididos, metade achou a experiência gratificante, enquanto metade considerou a experiência estressante. Basicamente, dependia do tipo de ambiente de trabalho, condizente com o número de funcionários sob sua tutela, diz o relatório. Os não-gerentes também tinham grande probabilidade de assumir que seus gerentes tinham uma experiência mais estressante.

Compreensão mútua no local de trabalho

Como outros estudos mostram, a pesquisa aponta que ser gerente é uma tarefa altamente estressante e ser não-gerente não necessariamente é um caminho simples. O relatório afirma, no entanto, que o entendimento mútuo pode ajudar. Isso porque os dados também revelaram uma falta de entendimento entre os dois, apesar das emoções semelhantes. É importante entender o estresse e sua gestão, e a comunicação pode ser a chave para a construção de melhores relacionamentos entre funcionário e supervisor, diz o relatório.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.