Falsa promoção que oferece cupom de R$ 70 no McDonald’s atinge mais de 100 mil brasileiros

Author Photo
10:32 am - 16 de junho de 2017
golpe smartphone

GOLPE MC 2Golpe que está sendo compartilhado via WhatsApp que oferece um falso cupom de R$ 70 na rede de fast food McDonald’s já atingiu mais de 100 mil brasileiros nos últimos dias. A estimativa é da empresa de cibersegurança PSafe, que alerta sobre a nova armadilha aplicada por hackers no mundo digital que visa enganar usuários e causar prejuízo financeiro.

Especialistas da companhia afirmam que a rápida disseminação da falsa promoção está ocorrendo porque, para validar o suposto cupom, é solicitado que o usuário compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas.

Ao seguir as orientações, o usuário é induzido a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados. “Essa iniciativa adotada pelos hackers visa dificultar a identificação e bloqueio da armadilha” comenta Emilio Simone, gerente de segurança da PSafe.

Ainda de acordo com Simone, para não se tornar uma vítima de hackers, é importante que os usuários de smartphone consultem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem de que se trata de uma oportunidade verídica.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.