Falha no Google Fotos enviou vídeos pessoais para estranhos

Entre 21 e 25 de novembro, serviço de backup do Google sofreu bug que enviou vídeos pessoais de usuários para outros desconhecidos

Author Photo
10:18 am - 04 de fevereiro de 2020

Na noite de segunda-feira (3), o Google disparou alertas a usuários sobre uma falha descoberta na ferramenta ‘Takeout‘. Ela é utilizada para fazer backup de seus dados e é possível selecionar de quais serviços você baixará seus dados.

Por exemplo, é possível baixar dados dos aplicativos Agenda, Fit, do Drive, Gmail, Contatos, dados de pesquisa, do Fotos e muito mais. O aviso do Google, entretanto, afirma que um problema ocorrido em novembro de 2019 acabou exportando vídeos de usuários para outras contas.

Em resumo, a parcela afetada de usuários pode ter experienciado o problema de que seus vídeos acabaram caindo literalmente em contas de estranhos. A falha, segundo nota da empresa, ocorreu entre 21 e 25 de novembro.

“Se você fez o download dos seus dados, eles podem estar incompletos e podem conter vídeos que não são seus”, alertou a companhia. A empresa ainda informa que “um ou mais vídeos de sua conta no Fotos podem ter sido afetados”.

falha google fotos

A empresa informou seus usuários que o problema foi corrigido e pode ter afetado menos de 0,01% da base de usuários do Fotos. Nenhum outro produto foi afetado, segundo o Google.

Em nota ao site 9to5Google, a companhia disse que já está notificando as pessoas sobre o bug. “Esses usuários podem ter recebido um arquivo incompleto ou vídeos, e não fotos, que não eram deles”, ressalta.

O porta-voz da empresa ainda cita que uma análise aprofundada foi feita “para ajudar a impedir que isso aconteça novamente. Lamentamos muito o que aconteceu”.

Com informações de: 9to5Google, Mashable, Twitter.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.