Facesp e IBM fecham acordo para pesquisa em computação cognitiva no Brasil

Author Photo
2:58 pm - 17 de maio de 2016
Facesp e IBM fecham acordo para pesquisa em computação cognitiva no Brasil
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a IBM Brasil firmaram um acordo de cooperação que prevê o investimentos de até US$ 500 mil em prol de pesquisa na área de computação cognitiva em universidades e institutos. A ideia é que o montante seja aplicado ao longo de 10 anos.
“Queremos desenvolver um ambiente de inovação em computação cognitiva no Brasil pela relevância e impacto do assunto na sociedade, tanto que projetos selecionados estarão desprendidos de qualquer compromisso com propriedade intelectual com a IBM”, afirma Ulisses Mello, diretor do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, complementando que o acordo consolida a missão da multinacional de incentivo e fomento para desenvolvimento da ciência e tecnologia no País, onde há cinco anos a empresa instalou seu centro local de pesquisa.
Um comitê formado por representantes da Fapesp e do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil conduzirá a avaliação e seleção de projetos apresentados em resposta a Chamadas de Propostas a serem lançadas periodicamente.
Cada chamada terá foco em temas específicos da área de computação cognitiva, como teoria e aplicações de inteligência artificial, processamento de linguagem natural, planejamento e raciocínio de bom senso e análise de big data, entre outros. Poderão participar pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Mais detalhes sobre a apresentação de projetos serão divulgados em edital a ser divulgado posteriormente.
A computação cognitiva é considerada a Terceira Era Computacional, pois seus sistemas se aproximam da forma humana de pensar, interagir e aprender, extraindo conhecimento de dados não-estruturados com origem em fontes distintas em formato de texto, imagem e vídeos. 
Com a tecnologia é possível extrair conhecimento de um vasto volume de dados que pode contribuir para a solução de problemas complexos da humanidade, como esgotamento de recursos ambientais, prevenção e controle de doenças, além da pobreza. A plataforma de computação cognitiva da IBM, o Watson, tem liderado as experiências em escala comercial desta tecnologia com diversas companhias no mundo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.