Facebook vai notificar usuários que compartilharem notícias antigas

Com a notificação este artigo tem mais de três meses, o usuário poderá prosseguir com o compartilhamento ou desistir da ação

Author Photo
1:00 pm - 30 de junho de 2020

O Facebook anunciou o lançamento de uma nova notificação que alerta o usuário ao clicar para compartilhar artigos com mais de 90 dias. Isso garantirá, segundo a empresa, que as pessoas tenham o contexto necessário para tomar decisões mais conscientes sobre seus compartilhamentos na rede social.

Nesse sentido, a empresa já havia adicionado em 2018 o botão contexto, que fornece informações sobre as fontes de artigos no Feed de notícias. Agora, com o lançamento global da tela de notificação, ao clicar para compartilhar um artigo no Facebook com mais de 90 dias, aparecerá uma tela de notificação informando ao usuário sobre o período da postagem original.

Na caixa de notificação aparecerá a mensagem “este artigo tem mais de três meses” e o usuário poderá optar por dar continuidade à postagem ou retornar.

“[…] Uma pesquisa interna constatou que a pontualidade de um artigo é uma parte importante do contexto que ajuda as pessoas a decidir o que ler, confiar e compartilhar”, explica em comunicado John Hegeman, Vice-presidente de Feed e Stories do Facebook.

“Os editores de notícias, em particular, expressaram preocupação com o fato de as histórias mais antigas serem compartilhadas nas mídias sociais como notícias atuais, o que pode interpretar mal o estado dos eventos atuais. Alguns editores de notícias já adotaram medidas para resolver isso em seus próprios sites, rotulando com destaque artigos antigos para impedir que notícias desatualizadas sejam usadas de maneiras enganosas”, complementa.

Outras redes sociais também têm desenvolvido maneiras de notificar seus usuários sobre postagens mais confiáveis e valiosas. Ano passado, o Instagram começou a alertar os usuários antes que eles postassem legendas “potencialmente ofensivas” e, apenas este mês, o Twitter anunciou que estaria testando um recurso para incentivar os usuários a ler artigos antes de retuíta-los.

No comunicado, o Facebook também anunciou que nos próximos meses, testará outros usos das telas de notificação. “Para postagens com links que mencionam Covid-19, estamos explorando o uso de uma tela de notificação semelhante que fornece informações sobre a origem do link e direciona as pessoas ao Centro de Informações Covid-19, para obter informações de saúde autorizadas”, diz o post.

“Ao fornecer mais contexto, nosso objetivo é facilitar a identificação de conteúdo oportuno, confiável e valioso para as pessoas”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.