Facebook vai deixar usuários desabilitarem anúncios em eleições americanas

Será possível selecionar a opção de desativar conteúdo político pago dentro da rede social e do app de imagens Instagram

Author Photo
5:05 pm - 18 de junho de 2020

 

O Facebook anunciou atualizações da sua plataforma, que ocorrerão nas próximas semanas dentro dos EUA, como medida para impedir que a rede social seja utilizada para desinformação política. No final de 2020, o país passará por eleições presidenciais, que desde a gestão Obama viraram um dos focos de ação de partidos 

Uma das novidades diz respeito à criação de uma “Central de Informações de Voto”, página que será afixada no Facebook e Instagram para informar usuários americanos sobre questões como local de votação, quem pode votar e documentos necessários. 

A empresa informou que a criação desse repositório foi desenvolvida para ajudar o público a se situar por conta da crise do novo coronavírus (Covid19), que provavelmente irá alterar parte do processo de votação. 

Mas a principal atualização anunciada pela rede social, que já está ativada no país e deve ser disponibilizada para todos na próxima semana, diz respeito à possibilidade de o usuário desativar o recebimento de anúncios de cunho político gerados por partidos. 

Você pode fazer isso [desativar os anúncios] no Facebook ou Instagram diretamente de qualquer anúncio de problema político ou social ou através das configurações de anúncio de cada plataforma. No entanto, sabemos que nosso sistema não é perfeito. Portanto, se você selecionou essa preferência e ainda vê um anúncio que considera político, clique no canto superior direito do anúncio e relate-o para nós”, explicou a empresa em parte do comunicado. 

A companhia espera levar essa funcionalidade para usuários de outros países, em um futuro não muito distante. O Facebook também mostrará nas páginas dos anúncios informações sobre os valores investidos na plataforma via anúncios, como uma medida de transparência. 

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.