Facebook muda planos para tornar criptomoeda Libra mais inclusiva

Depois de ver a saída dos principais membros do projeto e enfrentar pressão regulatória, Facebook parece estar pronto para ser mais inclusivo

Author Photo
3:00 pm - 09 de março de 2020

Os planos do Facebook de lançar sua criptomoeda Libra atrelada ao dinheiro parecem estar fazendo uma correção de rumo, pois a rede social agora parece estar planejando apoiar não apenas seu próprio token digital através de sua carteira on-line, mas outros oferecidos pelos bancos centrais.

Esperava-se que a Libra, uma criptomoeda transacionada em um registro imutável de blockchain, fosse uma moeda única para todas as transações globais. Agora, espera-se que seja apenas um método de pagamento digital para o Facebook, cujos planos incluem o suporte de moeda fiduciária apoiada pelo governo, como o dólar americano e o euro, de acordo com a Bloomberg.

Entretanto, sem abordar diretamente a adição de mais moedas digitais, a Libra Association, organização sem fins lucrativos, com quem o Facebook está desenvolvendo a rede de transações de criptomoeda, disse que seus planos não mudaram.

“A Libra Association não alterou seu objetivo de construir uma rede global de pagamentos em conformidade com os regulamentos e os princípios básicos de desenvolvimento que sustentam esse objetivo não foram alterados, nem mesmo o potencial dessa rede de promover inovações futuras”, disse em comunicado Dante Disparte, Chefe de Política e Comunicações para a Associação Libra.

Tanto a pressão regulatória quanto o êxodo de mais de meia dúzia de apoiadores iniciais do projeto Libra, provavelmente estão na raiz da decisão do Facebook de ser mais inclusivo. Quando anunciada pela primeira vez, em junho passado, a Associação Libra tinha 28 membros iniciais. Agora tem 22.

Em outubro, PayPal, Visa, Mastercard, eBay, Stripe, Mercado Pago e Brooking Holdings desistiram da participação na Libra Association. Em janeiro, a operadora de telecomunicações Vodafone também se desconectou da Libra. A Vodafone disse em comunicado que não descarta a possibilidade de trabalhar com a Associação Libra no futuro.

“Embora a composição dos membros da Associação possa mudar com o tempo, o design da governança e da tecnologia da Libra garante que o sistema de pagamento da Libra permaneça resiliente”, disse a Associação em comunicado na época.

A Calibra, subsidiária do Facebook responsável pelo lançamento da Libra e sua carteira digital on-line associada, disse que desde o início o plano para a criptomoeda era lucrar com publicidade e não com a venda de dados privados. E assim, os usuários do site de mídia social e suas informações financeiras permanecerão separados na rede transacional financeira.

James Wester, pesquisador da IDC, disse que a Associação Libra atraiu tanta atenção negativa dos órgãos reguladores que faz sentido que os membros se afastem um pouco do projeto.

“Eu também acho que o lançamento do Projeto Libra com o Facebook como a cara desse esforço foi mal tratado, e os problemas com os reguladores deveriam ter sido antecipados”, disse Wester em entrevista anterior.

Segundo o pesquisador, grande parte da reação regulatória envolveu antipatia pelo Facebook, mas alguns também podem ter sido devido à falta de entendimento de criptomoedas, moedas digitais e pagamentos em geral.

O Federal Reserve está investigando o potencial de uma moeda digital do banco central (CBDC) como a espinha dorsal de um novo sistema seguro de pagamentos e acordos em tempo real.

A mudança para uma forma de moeda digital apoiada pelo governo está sendo conduzida por Fintechs e por um setor bancário que já está pilotando ou planejando pilotar tokens digitais financeiros, de acordo com Lael Brainard, membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve dos EUA.

O estabelecimento de uma moeda digital apoiada por moedas fiduciárias permitiria transferências de fundos quase em tempo real e eliminaria grande parte do custo das taxas associadas à liberação e liquidação.

O acesso imediato a fundos pode ser especialmente importante para as famílias com renda fixa ou que vivem de pagamento em pagamento, sobretudo quando esperar a disponibilidade dos fundos para pagar uma fatura pode significar taxas de cheque especial ou taxas atrasadas. Da mesma forma, para as pequenas empresas, o acesso imediato aos fundos de uma venda para pagar pelos suprimentos pode mudar o jogo, disse Brainard.

O Fed não está sozinho em seus esforços. O ex-presidente da Commodity Futures Trading Commission (CFTC) fez uma parceria com a Accenture para criar o Digital Dollar Project sem fins lucrativos, que planeja explorar a criação de um CBDC (sigla para Cash Backed Digital Tokens) dos EUA.

“Francamente, o Facebook e a Libra Association deveriam ter começado com essa abordagem de ‘inclusão monetária’”, disse Avivah Litan, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

“Sua abordagem anterior, com razão, deixou as pessoas nervosas e, indiretamente, implícito – com ou sem razão – que o Facebook e seus parceiros estavam tentando dominar grande parte do sistema financeiro do mundo criando sua própria moeda”, comenta.

O Facebook sempre planejou vincular sua moeda, mas ainda assim parou os reguladores porque eles não sabiam o que faria com a capacidade de controlar o suprimento de dinheiro de seu país, segundo Litan.

Litan disse que o novo plano da gigante da mídia social é mais conservador e melhor para consumidores, empresas e governos. “Eles estão dando aos usuários uma opção de moeda, incluindo sua própria moeda fiduciária, que muitos usuários podem preferir. Da mesma forma, as empresas não precisam ter um conjunto separado de registros e contas para a nova moeda – agora, eles terão escolha e, provavelmente, vão querer continuar trabalhando com moedas fiduciárias “, explicou Litan.

As stablecoins, ou dinheiro digital lastreado em dinheiro ou outro ativo, permitirão que os governos tenham visibilidade de seu suprimento de moeda fiduciária em vez de tentar rastrear a moeda Libra e tentar descobrir o impacto por conta própria, acrescentou Litan.

Clifford Rossi, professor de finanças da Escola de Negócios Robert H. Smith da Universidade de Maryland, disse que a entrada do Facebook no mercado bancário coloca pressão adicional sobre os bancos comerciais no momento em que eles já estão se esforçando para aprender a competir contra empresas de fintech, mais ágeis e experientes com a tecnologia.

Em julho, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, disse que tinha “sérias preocupações com privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor, estabilidade financeira … [e] não acho que o projeto possa avançar” sem abordar essas preocupações.

O Fed criou, na época, um grupo de trabalho para acompanhar e coordenar o projeto com os bancos centrais em todo o mundo. “Uma moeda digital como Libra é inevitável. Além disso, a interrupção de partes do setor de pagamentos – incluindo partes nas quais a Mastercard e a Visa estão muito interessadas – por registros distribuídos e blockchain também é inevitável. Empresas como Mastercard, Visa, Paypal e outras estão cientes disso. Eles continuarão trabalhando na tecnologia, e eu não ficaria surpreso em vê-los voltar para a Associação Libra se ela começar a decolar”, disse Wester.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.