Facebook lança serviço de anúncios por geolocalização

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3:46 pm - 08 de outubro de 2014
Facebook lança serviço de anúncios por geolocalização
A estratégia móvel do Facebook e o fato de a rede social oferecer a possibilidade de compartilhamento de localização fez com que a empresa de Mark Zuckerberg lançasse uma ferramenta de anúncios que pode fazer as pessoas visitarem lojas que estejam nas proximidades. 

Em breve, lojas físicas poderão direcionar seus anúncios para qualquer um que tenha estado recentemente a uma determinada distância de seus estabelecimentos. Anunciantes vão conseguir estabelecer pequenas áreas de cobertura e então os anúncios serão exibidos nas telas dos smartphones das pessoas ou em seus browsers. Esse novo tipo de anúncio baseado na “atenção local” estará disponível nos Estados Unidos em poucas semanas, e será expandido globalmente nos próximos meses, informa a empresa.

A nova abordagem estava nos planos do Facebook há algum tempo e se concretiza agora. Em janeiro de 2011, a companhia adquiriu a Rel8tion, especializada nesse tipo de anúncio direcionado. Já em junho de 2012, a vice-presidente do Facebook, Carolyn Everson, indicou que os alertas de localização dos smartphones poderiam ser a força necessária para utilizar anúncios do tipo. Até o momento, esses anúncios ainda não estão disponíveis em tempo real, mas é possível dizer que as empresas realizarão ofertas para uma audiência pré-estabelecida. 

Atualmente, são mais de 1 bilhão de usuários móveis por mês. Muitos deles cedem ao Facebook acesso a sua localização, o que torna possível ampliar a quantidade de usuários que repassam informações para criação de anúncios. As companhias que vão investir no serviço precisam apenas abrir suas páginas no Facebook, estabelecer o raio de cobertura, o gênero e a faixa etária que serão alvos da campanha, adicionar uma foto e uma mensagem, e o Facebook irá distribuir o anúncio para pessoas que estão na vizinhança. 

Os anúncios provavelmente não seriam tão efetivos se fossem direcionados para a cidade inteira. Mas, ao alcançar pessoas que estão a menos de uma milha do negócio, o Facebook contribuiria para gerar tráfego da página virtual para a loja física, acelerando a integração dos canais on-line off-line. 

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