Facebook expõe 419 milhões de números de telefone

Banco de dados foi encontrado com números de telefones de usuários por pesquisador de segurança.

Author Photo
9:38 pm - 04 de setembro de 2019
Facebook investe pesado em data centers webscale

O pesquisador de segurança Sanyam Jain encontrou um banco de dados exposto do Facebook com 419 milhões de números de telefone.

O servidor exposto, que já foi regularizado, continha registros telefônicos e dados de usuários de regiões como Estados Unidos, Reino Unido e Vietnã, como relatou o TechCrunch. O site foi contatado pelo pesquisador e pôde confirmar a autenticidade de parte do material.

Após entrar em contato com o host que abrigava o banco de dados, ele foi fechado. Não há indícios, até então, sobre desde quando o banco estaria aberto para qualquer usuários sem credenciais.

Os registros exibiam o ID do Facebook dos usuários e o número de telefone associado à conta. Em alguns, também podia-se encontrar o nome do usuário, sexo e país onde reside.

Ao TechCrunch, o porta-voz do Facebook, Jay Nancarrow, disse que “o conjunto de dados foi recolhido” e que não há “nenhuma evidência de que as contas do Facebook foram comprometidas”.

Se comprovado que os números de telefone podem ter sido vazados, de fato, há uma série de perigos envolvidos. Dentre eles, ataques de phishing direcionados, SIM Swap e outros.

Também pode ser possível que um usuário mal intencionado use o número como credencial para alterar a senha de outros serviços além do Facebook, desde que esteja vinculado.

Fonte: TechCrunch.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.