Facebook cria times para avaliar viés racial em seus algoritmos

Companhia quer garantir equidade da inteligência artificial de ferramentas como Facebook e Instagram

Author Photo
9:00 am - 23 de julho de 2020
facebook viés

O Facebook anunciou nesta semana a criação de equipes para avaliação de viés racial em seus algoritmos. Os times internos deverão corrigir possíveis falhas no tratamento que a inteligência artificial dá para negros, hispânicos e outros grupos no Facebook e Instagram.

A ideia da detectar o viés racial no Facebook não é nova. No entanto, a companhia parece estar respondendo às campanhas de boicote de anunciantes por conta de suas políticas para remoção de conteúdos de discurso de ódio. O questionamento sobre o papel das redes sociais também cresceu após o assassinato de George Floyd, nos EUA.

Facebook vai deixar usuários desabilitarem anúncios em eleições americanas

Em entrevista ao The Verge, o vice-presidente de produtos do Instagram, Vishal Shah afirma que o time terá a missão de “garantir a presença de equilíbrio e equidade no desenvolvimento” das soluções da companhia.

Além disso, o time de equidade marca uma decisão histórica para o Facebook. A empresa sempre relutou em revisar seus algoritmos em busca de qualquer viés racial.

“O movimento de justiça racial é realmente significativo para o Facebook. Qualquer viés em nossos sistemas e políticas vai contra prover uma plataforma para que todos possam se expressar”, comentou Shah ao The Verge. Ou seja, dá para dizer “antes tarde do que nunca” nesse caso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.