Facebook aumenta receita em 59% no terceiro trimestre
O Facebook apresentou um aumento de 59% de sua receita no
terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período em 2013, alcançando US$
3,2 bilhões, de acordo com dados divulgados pela empresa na terça-feira (29). No
período, a rede social obteve lucro líquido de US$802 milhões.
Pelo novo trimestre consecutivo, os lucros da companhia
foram impulsionados graças ao crescimento de sua base usuários móveis, que totalizou
1,12 bilhões entre julho a setembro, um aumento de 29%. Os acessos por tablets
e smartphones foram responsáveis por 66% da receita da companhia com publicidade
se janeiro a setembro.
De modo geral, o número de usuários da rede social evoluiu 2,27%
em relação ao segundo trimestre, chegando a 1,35 bilhões de usuários mensais. O
aumento de usuários na Ásia e Estados Unidos motivaram esse quadro. Assim, a rede social tem hoje 864 milhões de
usuários diários e 703 milhões de usuários móveis diários.
Em comparação, o Twitter teve um incremento de 4,8% de sua
base de usuários no mesmo período, atingindo 284 milhões de usuários.
Apesar do crescimento no número de usuários do Facebook, a
taxa é inferior aos 3,1% apresentados do segundo trimestre. Depois que os
resultados foram anunciados, ações do Facebook fecharam com queda de 7,82% na
terça-feira (29).
A rede social também abriu os resultados financeiros do Whatsapp
pela primeira vez, depois da aquisição por US$ 22 bilhões no início do ano. A
receita do aplicativo de mensagem instantânea ainda é pequena, ao contrário do
prejuízo aos cofres do Facebook.
O Whatsapp contribuiu
com US$ 15,9 milhões em receitas à rede social no primeiro semestre do ano, mas
trouxe prejuízo de US$232,5 milhões. Um total de US$ $206,5 milhões do prejuízo
de 2014 refere-se à compensação de despesas e emissão de ações abaixo do valor
de mercado.