Facebook anuncia brasileiros selecionados para programa de aceleração

Aceleradora de Comunidades oferecerá treinamento, mentoria e financiamento para ajudar líderes de comunidades a expandirem seus impactos

Author Photo
1:29 pm - 13 de julho de 2020

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (13) os selecionados para a sua Aceleradora de Comunidades. O programa de seis meses oferecerá treinamento, mentoria e financiamento para ajudar líderes de comunidades a expandir seus impactos. Segundo a companhia, até US$ 3 milhões serão investidos em 77 participantes de diferentes países. Cada comunidade recebe até US$ 30 mil para desenvolver seus planos de crescimento, além do suporte de um time do Facebook dedicado ao programa.

No Brasil, foram escolhidas 12 comunidades que abrangem uma temas variados, entre eles: apoio a refugiados, paternidade, inclusão social, empoderamento da comunidade negra, empreendedorismo feminino, oportunidades profissionais para pessoas com mais de 50 anos, voluntariado e alimentação saudável.

“Sabemos da importância e do impacto que as comunidades podem ter na vida das pessoas e queremos ajudar os líderes que formam essas comunidades a expandir o alcance de seus projetos”, destaca Flávia Goulart, líder de Parcerias para Comunidades do Facebook para América Latina.

Conheça abaixo os projetos liderados por brasileiros que foram selecionados:

Abraço Cultural

Em 2015, a Abraço Cultural criou uma Página no Facebook para promover os vários serviços de sua ONG, incluindo aulas de idioma e cultura com professores refugiados, oficinas, palestras e eventos culturais. Com objetivo de envolver seus alunos e apoiadores na causa dos refugiados e dar visibilidade ao seu trabalho, eles conseguiram, desde então, atrair mais de 50 mil membros no Facebook e Instagram para contribuir para a integração socioeconômica de refugiados no Brasil, além de buscar a redução de preconceitos e estereótipos.

Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Em 2010, 20 comunicadores da periferia da Grande São Paulo lançaram o blog Mural e, em 2015, tornou-se uma agência de notícias, informação e inteligência. A Agência Mural busca minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre a periferia de São Paulo por meio de correspondentes locais. Desde então, a equipe cresceu e conta hoje com 80 correspondentes que já produziram mais de duas mil reportagens, vídeos e podcasts sobre a história, serviços e ações ligadas à região metropolitana de São Paulo.

Atados

Criado em 2013, o Atados nasceu com o objetivo de conectar pessoas a causas sociais, por meio de ações voluntárias e a fim de promover mudanças positivas na sociedade. Hoje, eles oferecem um espaço para mais de 2.200 ONGs e mais de 100 empresas onde podem anunciar vagas de emprego e programas corporativos de voluntariado para uma rede de mais de 140 mil pessoas.

Base Colaborativa

Criada em 2011 por um grupo de amigos, a Base Colaborativa nasceu da necessidade de se ter um ambiente que permita que as pessoas sejam a melhor versão de si mesmas. Com a intenção conjunta de aprimorar conexões por meio de sua rede, eles acreditam que cada pessoa tem uma maneira única de ser um agente de mudança. Além de desenvolverem projetos sociais, a Base Colaborativa conta também com uma fundação educacional que desenvolve líderes para enfrentar os grandes desafios da humanidade

Clube da Alice

Mônica criou em 2014 o Clube da Alice para conectar mulheres, proporcionar um ambiente seguro de conversas sobre o universo feminino, encontrar uma rede de apoio e também um espaço para divulgar seus negócios. A comunidade conta com mais de 550 mil membros e muitos deles tiveram suas vidas transformadas financeiramente através de suas publicações e apoio no Grupo.

Clube da Borboleta

Em 2014, Fabíola Medeiros criou o Clube da Borboleta para promover conexões e gerar oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social para mulheres com mais de 18 anos. Durante a jornada, encontrou Nina Brum que se tornou sua sócio e passou a ajudá-la no gerenciamento da comunidade. Atualmente, o Clube da Borboleta reconhecido na região de Ribeirão Preto como um espaço importante para mulheres e também um relevante guia e curador de serviços e produtos, ajudando a promover a economia local.

Comunidade Maturi

A Comunidade Maturi foi criada em 2016 para demonstrar o compromisso e a credibilidade de profissionais com mais de 50 anos para as empresas. A comunidade conta com mais de 22.500 membros em todo o Brasil e já ajudou a conectar centenas de empreendedores 50+ com empresas para que possam discutir idéias ou iniciar projetos.

Mato no prato

Nascido em 2013 como um projeto acadêmico para para expandir o cardápio das pessoas através da biodiversidade de vegetais, a Mato no Prato é, atualmente, uma comunidade formada principalmente por mulheres que buscam uma dieta mais biodiversa e preocupada em promover sistemas produtivos sustentáveis. Seu conteúdo, ações e produtos atingiram mais de 70 mil pessoas, apresentando novas possibilidades de alimentação e cuidados com a saúde, tanto para as pessoas quanto para o planeta.

Movimento Black Money

Iniciado por Alan Soares e Nina Silva, o Movimento Black Money foi criado para empoderar homens e mulheres negros com informações sobre finanças, tecnologia e educação. A comunidade possui 80 mil membros que se engajam por meio de eventos e troca de e-mails.

Papo de Pai

O Papo de Pai foi criado para incentivar e promover uma mudança no comportamento dos homens, para que eles não se limitem a um apoio confortável e desigual na criação dos filhos. Desde então, Papo de Pai se tornou uma das maiores comunidade de pais do Brasil e um dos principais atores na reformulação do papel de pai.

Rede Dotsy

A Rede Dotsy foi fundada em 2015 para conectar pequenos empreendedores a artesãos para gerar renda e oportunidades de negócios. A comunidade conta com 150 mil membros, entre empresários e consumidores, que apoiam pequenas empresas, e se tornou uma rede de negócios sustentável que gera renda para milhares de famílias.

Redes da Maré

O processo que levou à criação das Redes da Maré começou em 1997, por iniciativa de moradores e ex-moradores das 16 favelas da Maré e de outras partes do Rio de Janeiro. O objetivo das comunidades é garantir a efetividade dos direitos dos mais de 140 mil moradores das 16 favelas da Maré

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.