Fabiana Falcone assume como CEO do Distrito Itaqui com desafio de fomentar tecnologia e inovação
Executiva com carreira no mercado de telecom, projeta uma nova fase de crescimento, impulsionada por sua visão empreendedora
Pernambucana, que viveu boa parte da juventude em Olinda e depois no Rio de Janeiro, Fabiana Falcone construiu uma carreira sólida no setor de telecomunicações, sempre movida pela paixão por inovação e um espírito empreendedor nato. Agora como CEO do Distrito Itaqui, ela traz consigo uma trajetória de desafios e superações para liderar o distrito verde de inovação que gera negócios, educação e empreendedorismo em tecnologia e sustentabilidade situado a 30 Km de São Paulo.
Filha de um analista de sistemas, a executiva cresceu em meio à tecnologia. Desde cedo, esteve imersa no mundo dos computadores, aprendendo a programar e desenvolvendo habilidades que a levariam a construir sites ainda adolescente. “Sempre tive muito contato com informática, por causa do meu pai, e essa paixão pela tecnologia cresceu comigo”, relembra. Ainda jovem, enfrentou a mudança de cidade e os desafios de adaptação no Rio de Janeiro, mas logo se destacou academicamente, conquistando uma bolsa integral na PUC-RJ para cursar engenharia elétrica.
Após se formar, Fabiana seguiu sua vocação para o empreendedorismo e para o mercado corporativo. Atuou em grandes empresas como Avaya, Huawei e Cisco, sempre com uma postura arrojada e uma visão inovadora. No entanto, foi como empreendedora que encontrou sua verdadeira paixão.
Em 2015, junto com sócios, adquiriu a Ustore, empresa de storage, que mais tarde se reinventou como um player de cloud computing. “Percebemos que não podíamos ser só uma empresa de storage, mas uma de cloud e orquestração. Foi um grande desafio, mas com muito esforço, conseguimos crescer e, eventualmente, vendemos a empresa para o Grupo Claro.” Após a venda, ela prosseguiu como diretora-executiva da Claro.
Durante sua trajetória na Ustore e na Claro, parte do grupo Embratal, Fabiana soube lidar com um ambiente desafiador, mas também pôde provar sua capacidade de liderança e visão estratégica. “Foi um período extraordinário, consegui impactar de forma positiva a operação, que cresceu significativamente no segmento de cloud”, conta, destacando como sua equipe foi crucial para esse sucesso. Em julho deste ano, Fabiana deixou um legado de crescimento de 150% na receita de cloud computing.
Agora, como CEO do Distrito Itaqui, Fabiana enxerga um novo cenário de desafios e oportunidades. “Assumir essa posição é uma grande responsabilidade, mas também uma chance incrível de transformar a região e fortalecer a presença de tecnologia e inovação no mercado. Estou entusiasmada para implementar novas estratégias e ajudar a criar um ambiente que fomente o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo.”
Seus planos para o Distrito são ambiciosos: ampliar parcerias, investir em educação e criar um ecossistema de startups focado em soluções sustentáveis. “A tecnologia é uma força propulsora para o desenvolvimento sustentável, e o Distrito Itaqui será um hub de inovação, onde ideias que impactam positivamente a sociedade possam florescer”, finaliza ela.
Gabriela Vicari passa a ocupar a posição de CEO do Instituto Itaqui, frente social e ambiental do negócio, responsável pelos projetos de educação e pesquisa, como o Eu Capacito, responsável pela capacitação de um milhão de brasileiras e brasileiros por ano; e o Centro de Pesquisas Itaqui, responsável por projetos de ciência e pesquisa de biodiversidade e preservação e restauração de Mata Atlântica.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!